Por que é tão difícil manter contato visual durante uma conversa?

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images/iStockphoto

Você até tenta, mas ficar encarando uma pessoa por muito tempo enquanto ela fala parece impossível. Isso não é sinônimo de falta de interesse ou timidez.  Segundo pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, é o seu cérebro que encontra dificuldades.  

Pesquisadores reuniram 26 voluntários para participarem de jogos de associação de palavras enquanto encaravam rostos gerados por computador. Durante o jogo, eles precisavam associar uma palavra a um verbo.

Ao encarar as animações na tela do computador os participantes encontravam maiores dificuldades em fazer associações de palavras.

A pesquisa, publicada na revista Cognition, sugere que manter o contato visual requer um nível de esforço mental muito intenso e o uso de muitos recursos cerebrais.

Os voluntários foram testados enquanto encaravam as imagens e também em momentos em que desviavam o olhar. Os pesquisadores pediram que eles fizessem ligações fáceis entre palavras, como associar a palavra a faca a um verbo, e algumas mais complexas.

Os participantes levaram mais tempo para pensar em associação entre palavras quando estavam fazendo contato visual, mas isso só se agravou quando as palavras usadas eram mais difíceis. Os cientistas acreditam que isso acontece porque o cérebro está cumprindo muitas funções ao mesmo tempo.

Para os pesquisadores, isso mostra que o contato visual não interfere diretamente na escolha das palavras, mas requer esforço cognitivo, o que faz as duas tarefas entrarem em conflito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos