Macacos são capazes de buscar informações em sua memória, como humanos

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/01/2017 12h00

Você sabe o que é metamemória? É a capacidade que as pessoas têm de guardar na mente tudo o que é relevante e recuperar essas informações depois.

Essa capacidade exige um nível elevado de autorreflexão que ajuda a tomar decisões. Até o momento, os pesquisadores acreditavam que só humanos tinham essa habilidade cognitiva, mas um estudo publicado na Science nesta quinta-feira (12) sugere que os macacos também conseguem procurar informações em suas próprias memórias.

Com imagem de ressonâncias magnéticas, os pesquisadores identificaram uma parte específica no cérebro pré-frontal dos macacos que é usada para a tomada de decisão relacionada à memória.

Para avaliar os animais, cientistas do departamento de fisiologia da Universidade de Tóquio criaram um teste em que os macacos julgaram sua própria confiança em lembrar experiências passadas.

Os macacos fizeram apostas mais arriscadas no resultado de um teste de memória quando estavam mais seguros de que as lembranças estavam corretas.

Os resultados abrem caminho para uma pesquisa mais aprofundada sobre a capacidade de metacognição --compreensão de si mesmo-- dos animais, algo que já foi difícil de avaliar nos estudos de metamemória.