Topo

Cientistas criam robô que ajuda o coração a bater; veja como funciona

Do UOL, em São Paulo

25/01/2017 04h00

Pesquisadores da Universidade de Harvard e do Hospital Boston Children's desenvolveram um robô que se encaixa em torno do coração para ajudá-lo a bater. A invenção pode abrir novas opções de tratamento para pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca, condição que afeta cerca de 41 milhões de pessoas em todo o mundo.

O novo dispositivo se movimenta em sincronia com o coração batendo, aumentando as funções cardiovasculares enfraquecidas pela falha do órgão. Diferentemente dos dispositivos que estão disponíveis atualmente, o robô não entra em contato direto com o sangue evitando o risco de coagulação e eliminando a necessidade de medicamentos de auxílio.

Veja como funciona o mecanismo:

Os cientistas acreditam que, no futuro, o robô pode ajudar na reabilitação cardíaca e recuperação de pacientes transplantados.

O aparelho é feito com silicone e tem mecanismos movidos por uma bomba de ar para ajudar na movimentação.

De acordo com o estudo, publicado na revista Science Translational Medicine, o dispositivo pode se adaptar à necessidade do paciente. Caso a fraqueza do coração esteja do lado esquerdo, por exemplo, o mecanismo pode ser ajustado para atuar melhor deste lado. A pressão do aparelho pode aumentar ou diminuir de acordo com a evolução do órgão.

Os cientistas ressaltam que é necessário realizar mais pesquisas antes que o mecanismo possa ser implantado em seres humanos. Por enquanto, ele só foi testado em porcos.