Cientistas acham verme gigante de 400 mi de anos e homenageiam baixista

Do UOL, em São Paulo

  • James Ormiston

    Reconstrução artística do Websteroprion armstrongi atacando um peixe

    Reconstrução artística do Websteroprion armstrongi atacando um peixe

Pesquisadores das Universidade de Bristol e Lund descobriram um o fóssil de verme aquático gigante com 400 milhões de anos durante uma visita ao Museu Royal Ontario, no Canadá.

O verme tinha mandíbulas de um centímetro de largura, as maiores já registradas neste tipo de criatura, e o corpo podia chegar a um metro de comprimento. A mandíbula desses fósseis costuma ter apenas milímetros de tamanho e precisam ser estudadas usando microscópios.

A espécie é comparável a Eunice aphroditois, um verme aquático especialista em emboscadas que usa poderosas mandíbulas para arrastar os animais como peixes, lulas e polvos para dentro de suas tocas.

Para os pesquisadores trata-se de um caso de gigantismo, o primeiro a ser reportado em um verme paleozoico. Segundo os cientistas, esse fenômeno nunca havia sido demonstrado em uma espécie fóssil. 

Luke Parry/Divulgação
O fóssil do Websteroprion armstrongi

Verme do metal

De acordo com os especialistas, o fóssil estava armazenado no museu desde a década de 1990. Ele foi descoberto por Derek Armstrong, mas nunca foi corretamente investigado.

A espécie foi nomeada Websteroprion armstrongi, em homenagem a Armstrong, que encontrou o material, e ao baixista Alex Webster, da banda death metal Cannibal Corpse, por ser considerado pelos pesquisadores um "gigante" quando se trata de lidar com seu instrumento.

Os cientistas reforçam que essa descoberta mostra que é importante estudar áreas remotas e inexploradas para encontrar coisas novas, mas que também é possível encontra-las em coleções esquecidas nos museus.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos