Eclipse solar promove show à parte neste domingo de Carnaval

Do UOL, em São Paulo

  • Sam Yeh/AFP

Não é só o samba e folia que vão ganhar destaque neste domingo de Carnaval. O céu vai proporcionar uma atração especial com o eclipse solar.

O eclipse será anular (também chamado de anelar), ou seja, a Lua estará distante da Terra e não vai encobrir totalmente o Sol quando se colocar entre o astro e a Terra -- vai formar um anel de luz em volta da estrela.

O fenômeno poderá ser observado em parte da América do Sul, e no sul da África. No Brasil ele ficará visível entre 9h e 12h, com variações de horário entre as regiões. Em São Paulo, por exemplo ele deve ficar visível por volta das 10h enquanto no Ceará deve iniciar as 11h.

O eclipse não deve ser visível em cidades mais ao norte do país como Rio Branco, Macapá, Manaus, São Luís, Belém, Boa Vista e Porto Velho.

Nesta imagem, publicada pela Nasa é possível observar as regiões onde o eclipse ficará visível

Como observar o eclipse com segurança

Olhar diretamente para o Sol é muito perigoso e pode causar danos à visão. Binóculos, telescópios e máquinas fotográficas só podem ser usados quando têm filtros específicos, por isso, não aponte nenhum deles para o Sol, isso danifica o equipamento e pode causar cegueira permanente. E nada de improvisar os filtros com filmes, óculos escuros, CDs ou chapas de raio-X, isso também pode danificar a visão.

A forma mais segura de observar é olhar através de um vidro de máscara de solda de tonalidade 12 ou 14 que podem ser encontrados em lojas de material de construção. O preço varia entre R$1 e R$2. Pode-se ainda fazer um furo bem pequeno em um pedaço de cartolina e projetar a luz do Sol no chão. Mesmo com os olhos protegidos o ideal é fazer pausas durante a observação. 

Outra forma de observar o fenômeno é fazendo uma câmera pinhole. Veja dicas de como montar a sua.

Eclipses solares só acontecem durante a fase de Lua nova, por ser o período em que o satélite está posicionado entre a Terra e o Sol.

O próximo eclipse solar acontece em 21 de agosto. Segundo a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), ele deverá ser visto parcialmente na América do Sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos