Topo

Cientistas usam laser para reconstituir imagem de dinossauro

Julius T. Csotonyi/Nature
Imagem: Julius T. Csotonyi/Nature

Do UOL, em São Paulo

01/03/2017 12h13

Parece ficção científica, mas os cientistas usaram laser para determinar a aparência exata de um dinossauro que viveu na Terra há 160 milhões de anos.

Usando raios laser de alta potência, os pesquisadores conseguiram “escanear” tecidos moles escondidos em ossos de fósseis do dinossauro Anchoris.

O processo, conhecido como "fluorescência estimulada pelo laser", descobriu detalhes sobre o dinossauro que seriam invisíveis sob luz regular. De acordo com um estudo, publicado na revista Nature, a espécie já apresentava muitas características dos pássaros modernos, incluindo o formato das pernas e uma cauda longa.

dinossauro - Wang XL/Nature - Wang XL/Nature
As áreas coloridas representam diferentes espécimes fósseis e as áreas escuras são reconstruções aproximadas. Pela primeira vez, os cientistas tem um esboço corporal preciso de um dinossauro semelhante a um pássaro
Imagem: Wang XL/Nature
Os cientistas encontraram fósseis dessa espécie em 2009 no nordeste da China, e alguns estavam bem conservados. Segundo os pesquisadores, é raro encontrar um fóssil de dinossauro tão bem preservado que seja possível determinar qual seria aparência real do animal. Cerca de 200 fósseis foram usados no estudo.

Os raios laser revelaram uma aba na frente do cotovelo da criatura. Nos pássaros modernos, isto é chamado de patágio, uma dobra triangular de pele o qual se estende do ombro ao carpo, formando a margem condutora da asa, muito importante para o voo. Essas características podem indicar como os dinossauros alçaram os primeiros voos.

Os cientistas não foram capazes de determinar se a criatura poderia voar, mas acreditam que a pesquisa é muito importante para a compreensão da origem das aves e sobre a época em que as primeiras aves surgiram.