Estudo mostra que prática de exercícios físicos é contagiosa, e isso é bom

Do UOL, em São Paulo

  • Kzenon/Fotolia

    Costuma correr? É possível que seus amigos também desenvolvam este hábito

    Costuma correr? É possível que seus amigos também desenvolvam este hábito

"Diga-me com quem andas que lhe direi quem és", já diria o ditado popular. Mas é possível ir além: estudo da Nature Communications desenvolvido por pesquisadores do MIT (Massachussets Institut of Technology ), dos Estados Unidos, atualiza o provérbio para algo como "diga-me com quem andas que lhe direi se poderás ser um atleta ou não".

Isto porque a pesquisa, realizada pelos cientistas norte-americanos Sinan Aral e Christos Nicolaides e publicada nesta terça-feira (18), indica que o hábito de correr pode influenciar seus amigos a também correrem. Ou seja, a prática de exercícios físicos é "socialmente contagiosa".

Foram registrados os padrões diários de exercícios, como distância, duração da corrida e ritmo, bem como calorias queimadas e número de corridas realizadas, de cerca de 1,1 milhão de pessoas que, juntos, correram mais de 350 milhões de quilômetros em cinco anos.

A análise dos dados obtidos pelos pesquisadores indica que, enquanto os homens são influenciados por corredores de ambos os sexos, as mulheres são influenciadas apenas por mulheres.

O estudo ainda mostrou que corredores menos ativos influenciam corredores mais ativos --o inverso, no entanto, não ocorre.

Efeitos causais, como homofilia (tendência do indivíduo a escolher amigos semelhantes), fatores de confusão (tendência dos indivíduos conectados a serem expostos aos mesmos estímulos externos) e simultaneidade (a tendência dos indivíduos conectados a co-influenciar uns aos outros), entre outros fatores, porém, podem impactar o comportamento destes "corredores de primeira viagem".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos