Jovens fazem prótese pra menina de 10 anos que nasceu sem mão tocar violino

Do UOL, em São Paulo

  • Steve Helber/AP

    Isabella sorri após tocar violino com sua nova prótese

    Isabella sorri após tocar violino com sua nova prótese

Um grupo de estudantes da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, recebeu um desafio: criar uma prótese para Isabella Nicola Cabrera, uma menina de 10 anos que nasceu sem a mão esquerda e uma parte do antebraço.

Na quinta-feira (19), Isabella recebeu sua prótese final, após vários testes e indicações dadas por ela de como os estudantes de bioengenharia poderiam melhorar o trabalho, segundo informações da agência AP. Construída com impressora 3D, foi pintada de rosa a pedido da pequena musicista.

Steve Helber/AP
Prótese para Isabella tocar violino e andar de bicicleta

O sonho dela era tocar violino e sua professora de música na escola primária já havia construído uma prótese para ela, mas era pesada e elas pensaram que poderiam conseguir uma melhor.

Assim, recorreram à universidade e um grupo de cinco alunos foi incumbido de realizar a tarefa como seu trabalho de conclusão de curso.

Abdul Gouda, Mona Elkholy, Ella Novoselsky, Racha Salha and Yasser Alhindi disseram que a pressão foi grande. "Você tem uma menina contando com você e espera-se que você consiga", disse Gouda.

Steve Helber/AP
Isabella prepara o violino para tocar com nova prótese

Foram diversos protótipos até chegar no projeto final, pois, apesar de haver projetos similares na literatura, o caso era único. O primeiro pesava 3,7 kg e a versão final ficou perto dos 3 kg.

Isabella tocou algumas escalas e alguns pedaços de Hino à Alegria, de Beethoven. "Meu Deus, é tão melhor assim", disse Isabella ao testar a prótese final, que também permite que ela consiga andar de bicicleta. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos