Topo

Nova espécie de coelho sul-americano é descoberta por cientistas

Coelhos Sylvilagys brasiliensis, como este da imagem, habitam a América do Sul; agora, uma subespécie dos Sylvilagys brasiliensis ganhará nova classificação, tornando-se uma nova espécie - Reprodução/IUCN
Coelhos Sylvilagys brasiliensis, como este da imagem, habitam a América do Sul; agora, uma subespécie dos Sylvilagys brasiliensis ganhará nova classificação, tornando-se uma nova espécie Imagem: Reprodução/IUCN

Do UOL, em São Paulo

19/05/2017 12h53

Uma espécie de coelho encontrada no Suriname, até então classificada como uma subespécie do Sylvilagus brasiliensis, terá sua categorização alterada, passando a identificar uma nova espécie. O estudo, desenvolvido por pesquisadores da Portland State University, foi publicado nessa quarta-feira (17) no Journal of Mammalogy.

A descoberta se deu após pesquisadores estudarem espécies de coelhos no Museu de História Natural, em Leidens, na Holanda. A nova espécie, que ainda não foi batizada, era anteriormente chamada de Sylvilagys brasiliensis sanctaemartae. Tratava-se, pois, de uma das 37 subespécies do Sylvilagys brasiliensis.

A nova espécie assim foi definida por sua diferença anatômica da maioria dos outros coelhos da América do Sul analisados pelos pesquisadores, que decidiram então fazer a reclassificação.

Os coelhos da espécie Sylvilagys brasiliensis, no Brasil, são chamados de tapiti --coelho-do-mato e coelho-brasileiro são outras denominações conhecidas para a espécie. Nos Estados unidos, são chamados de "cottontail rabbit" ("coelho de rabo de algodão", em tradução livre).

17.mai.2017 - A nova espécie (cujas imagens do dorso e do ventre estão ao centro) teve a reclassificação decorrente da diferença anatômica observada em relação aos seus "primos" (à esquerda, o  S. parentum, e à direita, o S. brasiliensis) - Reprodução/Journal of Mammalogy - Reprodução/Journal of Mammalogy
A nova espécie (cujas imagens do dorso e do ventre estão ao centro) teve sua reclassificação decorrente da diferença anatômica observada em relação aos seus "primos" (à esquerda, o S. parentum, e à direita, o S. brasiliensis)
Imagem: Reprodução/Journal of Mammalogy