iStock

De olho na segurança

Sinal do wi-fi pode ser usado para espionarem dentro da sua casa

Do UOL, em São Paulo

  • P. M. Holl and F. Reinhard/Physical Review Letters

    Cruz é percebida a partir das ondas de wifi

    Cruz é percebida a partir das ondas de wifi

Já pensou que seu wi-fi de casa pode fazer muito mais do que você imagina? Além da internet, o roteador envia ondas que podem ser usadas para detectar o que está dentro do cômodo e até criar hologramas 3D de objetos reais próximos dele.

Cientistas alemães conseguiram reproduzir um objeto de um metro a partir dessas informações, segundo um estudo publicado no Physical Review Letters no último mês.

Friedemann Reinhard, especialista em sensores quânticos da Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha, usou as ondas de rádio de um roteador wi-fi para captar a imagem de uma cruz de alumínio que estava na sala e produzir seu holograma.

O roteador dentro da sala ficou 900 cm atrás da cruz e um dos receptores ficou 1,4 m na frente da cruz, movendo muito vagarosamente para frente e para trás para formar o holograma da imagem com ajuda de outro receptor imóvel, que foi colocado mais atrás.

Para formar o holograma, eles compararam os sinais que chegavam aos dois receptores. Como parte das ondas são absorvidas pelos objetos e outra parte bate no objeto e se dispersa, eles conseguiram mapear os atrasos das ondas causados pela cruz de alumínio e então formar o holograma.

O receptor móvel captou as ondas que "bateram" na cruz e o imóvel captou as mais "limpas". 

Depois, um computador foi usado para gravar esses sinais, compará-los ponto por ponto e emiti-los de volta para formar o holograma. Como os hologramas captam o campo luminoso dos objetos, o holograma é igual uma projeção 3D do objeto.

Tanto os receptores quanto os objetos estavam no mesmo ambiente. Os pesquisadores acreditam que o experimento pode ser replicado com receptores fora do ambiente em que os objetos estão.

Calma! Por enquanto, os pesquisadores conseguiram ver apenas um objeto simples. Até o momento, o maior risco que você corre com wi-fi é usar redes públicas. Em um wi-fi sem segurança, o tráfego de informações que passa pela rede pode ser interceptado e usado por criminosos. Isso inclui mensagens, senhas, documentos pessoais e outros dados. 

Getty Images/iStockphoto

Método poderá ser usado em tragédias

Esse tipo de método já foi usado para detectar pessoas estranhas entrando em locais, por exemplo. Mas os autores também acham que usar a tecnologia para espionar o que tem em uma casa é mais difícil, pois talvez o mesmo feito não pudesse ser repetido em um ambiente muito cheio de coisas.

No futuro, poderia ser usado para ajudar a encontrar pessoas em escombros, criar imagens 3D da estrutura de prédio, rastrear e localizar objetos em uma fábrica inteligente ou mesmo descobrir o melhor local para colocar wi-fi em casa.

Mas há outras limitações, pois apenas objetos com pouco mais que alguns centímetros podem ser localizados e, além disso, estruturas metálicas de prédios podem interferir nas ondas e borrar a imagem do holograma.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos