Bola de fogo a 48,5 km/s é avistada no céu de Vitória (ES); veja o vídeo

Colaboração para o UOL

  • Reprodução/Youtube

Quem estava observando o céu na região de Vitória, capital do Espírito Santo, na noite de domingo (11 de junho), foi surpreendido por uma bola de fogo que rasgou o horizonte. Um intrigante meteoro foi registrado cruzando céu às 22h28.

O fenômeno foi capturado por uma câmera do Instituto Exoss Citizen Science na estação de Luciana Fontes, na capital capixaba. Segundo os dados preliminares, a bola de fogo cruzou o céu de Vitória a uma velocidade de 48,5 km/s e foi classificado como de magnitude -5.

A classificação tem como critério a luminosidade do fenômeno. Dentro dos padrões astronômicos, quando um corpo cruza o céu com magnitude maior que -4, é considerado uma Fireball (bola de fogo). O planeta Vênus, visível da Terra, também é classificado como -5, enquanto a Lua cheia tem magnitude visual de -13.

O Instituto Exoss Citizen Science é uma organização colaborativa sem fins lucrativos brasileira que tem como objetivo o estudo de meteoros e bólidos. Para isso, mantém parcerias com diferentes observatórios pelo país, além de ter como colaboradores astrônomos amadores e profissionais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos