Astronauta conta como foi tirada a primeira foto do homem na Lua

Do UOL, em São Paulo

O norte-americano Neil Armstrong ficou mundialmente conhecido como o primeiro homem a pisar na lua em 1969. No entanto, a primeira imagem de uma pessoa em solo lunar mostra seu companheiro: o astronauta Buzz Aldrin sobre a área conhecida como Mar da Tranquilidade.

Nessa quinta (20), dia em que se comemorou 48 anos da conquista lunar, Aldrin relembrou no Twitter como foi feita a foto. 

De acordo com ele, a imagem foi totalmente espontânea. Armstrong pediu ao colega que parasse e ele se virou. "Vocês podem ver o movimento da correia", aponta Aldrin. 

Na foto, é possível ver o reflexo de Armstrong no visor do capacete de Buzz Aldrin. 

As fotos feitas durante a missão lunar foram, segundo a revista Time, tiradas por Armstrong com uma câmera Hasselblad de 70 milímetros.

Enquanto Armstrong e Aldrin exploravam a região lunar conhecida como Mar da Tranquilidade, o astronauta Michael Collins comandava e mantinha em operação os módulos na órbita lunar, conta a Nasa.

Os registros do "primeiro pequeno passo para o homem, grande passo para a humanidade" foram feitos apenas em filme, por uma câmera na nave Apollo 11.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos