Topo

Já pode mudar o nome? Vídeo mostra que arcos-íris são, na verdade, círculos

Já pode mudar o nome? Vídeo mostra que arco-íris são, na verdade, círculos - Reprodução de vídeo
Já pode mudar o nome? Vídeo mostra que arco-íris são, na verdade, círculos Imagem: Reprodução de vídeo

Colaboração para o UOL

26/07/2017 15h00

Todo mundo sabe que um arco-íris é um semicírculo, certo? Errado. Até porque, segundo explica a física, ele não é. E um vídeo apareceu para provar isso. 

As imagens feitas por um operador de guindaste que trabalhava em um arranha-céu do Lakhta Center, na cidade russa de São Petersburgo, mostram um arco-íris circular.

A realidade é muito mais simples do que se poderia pensar: em teoria, todo arco-íris é um círculo, mas, graças à curvatura da terra, só a parte superior fica visível. De um ponto mais alto, entretanto, fica possível "descobrir" a realidade. No caso do operador de guindaste, ele estava a quase 500 metros do chão.

"O círculo (ou a visão de um semicírculo) acontece porque há uma coleção de gotículas, suspensas na atmosfera, que são capazes de concentrar a luz dispersa em ângulos de deviação de 40, 42 graus em relação ao seu trajeto original, vindo do sol", explica o site Physics Classroom, que tem explicações do mundo da física para diversos fenômenos.

"Essas gotículas, na realidade, formam um arco circular, com cada uma delas dispersando luz e refletindo-a de volta ao observador", conclui.

Talvez seja a hora de começarmos a falar em "círculo-íris"?