Topo

Como cientistas descobriram a fórmula do sorvete que não derrete

Reprodução/Twitter/@Kanazawa Ice
Imagem: Reprodução/Twitter/@Kanazawa Ice

De Tilt, em São Paulo

18/03/2022 04h00

Tudo não passou de um acidente com um final mais que feliz. Era 2017, e o Centro de Pesquisa de Desenvolvimento de Bioterapia, da Universidade de Kanazawa, no Japão, buscava uma tentativa de ajudar os agricultores da região afetados pelo tsunami de 2011.

Um chefe de cozinha foi desafiado pelos pesquisadores a criar uma sobremesa usando um polifenol extraído de morangos. Polifenóis são compostos orgânicos encontrados em plantas e frutas cuja função é protegê-lo de insetos, radiação e doenças.

Mas algo pareceu sair do controle do cozinheiro quando ele adicionou o tal do polifenol ao creme de leite: a mistura "solidificou intensamente".

Foi então que os cientistas perceberam que tinha descoberto ouro: a fórmula mágica para que os sorvetes não derretam, mesmo no calor escaldante dos verões.

O polifenol dificulta a separação da água e do óleo, de modo que uma pitada de pó pode manter a forma original do creme por mais tempo do que o habitual e ser difícil de derreter, explicou o professor Tomihisa Ota, grande responsável pelo desenvolvimento do sorvete.

O produto virou realidade e já é consumido no Japão. Chamado de Kanazawa Ice, mantém seu formato intacto mesmo quando exposto a uma temperatura de 28ºC.