Japoneses descobrem fórmula para fazer sorvete que não derrete

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Twitter/@Kanazawa Ice

O Centro de Pesquisa de Desenvolvimento de Bioterapia do Japão descobriu a fórmula mágica para que os sorvetes não derretam, mesmo no calor escaldante dos verões.

Tudo não passou de um acidente com um final mais que feliz. Um chefe de cozinha foi desafiado pelo centro de pesquisa na cidade, localizado na cidade de Kanazawa, a criar uma sobremesa usando um tipo polifenol extraído de morangos, em uma tentativa de ajudar os agricultores da região afetados pelo tsunami de 2011. 

Algo, no entanto, pareceu sair do controle do cozinheiro quando ele adicionou o tal do polifenol ao creme de leite: a mistura "solidificou intensamente". Foi então que o centro de pesquisa percebeu que tinha descoberto ouro.

"O líquido de polifenol tem propriedades para dificultar a separação da água e do óleo, de modo que uma pitada de pó pode manter a forma original do creme por mais tempo do que o habitual e ser difícil de derreter", explicou Tomihisa Ota, professor emérito da Universidade de Kanazawa, em entrevista ao japonês The Asahi Shimbun. Ota foi o grande responsável pelo desenvolvimento do sorvete.  

Chamado de Kanazawa Ice, o produto já está à venda no Japão. O fabricante promete manter o sorvete geladinho e com o seu formato intacto mesmo quando exposto a uma temperatura de 28ºC. 

A imprensa local provou a grande novidade. Um relatório da SoraNews, por exemplo, disse que o sorvete conseguiu manter a forma original, mesmo exposta a temperatura ambiente por três horas. A invenção também caiu no gosto da galera.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos