Topo

Podemos aprender enquanto estamos dormindo? Estudo indica que sim

Você pode aprender enquanto dorme, mas só em alguns momentos - iStock
Você pode aprender enquanto dorme, mas só em alguns momentos Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

08/08/2017 12h00

Somos capazes de aprender algo que ouvimos durante uma noite de sono? De acordo com um estudo publicado nesta terça-feira (8) na revista Nature Communications, sim. Este aprendizado, no entanto, não ocorre durante todo o sono. Mais: em alguns momentos, em certos momentos do sono não há aprendizado. 

Por apresentar diferentes padrões de atividade cerebral durante o tempo em que está dormindo, o indivíduo tem reações distintas a exposições sonoras de acordo com a fase de sono em que ele está imerso.

Para chegar a tal conclusão, os autores da pesquisa, pesquisadores franceses da École Normale Supérieure, de Paris, mediram a atividade cerebral em participantes adormecidos, reproduzindo várias sequências de som durante o tempo em que os indivíduos dormiam. Ao despertar, eles foram questionados sobre o quão bem eles conseguiram reconhecer os sons que ouviram enquanto dormiam.

Segundo o estudo, as pessoas tendem a se lembrar, ao despertar, de sons que foram induzidos quando estavam no segundo estágio da fase não-REM. Tal estágio ocorre quando a pessoa já "pegou no sono", mas ainda dorme de forma leve.

Há, ainda, outra fase do sono em que é possível "aprender" dormindo: na fase REM --estágio imediatamente seguinte à fase não-REM em que ocorrem movimentos oculares rápidos no indivíduo. Neste período, com a aceleração das ondas cerebrais, é alcançada uma atividade similar àquela que se passa quando estamos acordados.

Quando, no entanto, o estímulo sonoro foi feito durante o estágio N3 do sono não-REM, período em que o indivíduo dorme 'profundamente', não houve aprendizagem.