Podemos aprender enquanto estamos dormindo? Estudo indica que sim

Do UOL, em São Paulo

  • iStock

    Você pode aprender enquanto dorme, mas só em alguns momentos

    Você pode aprender enquanto dorme, mas só em alguns momentos

Somos capazes de aprender algo que ouvimos durante uma noite de sono? De acordo com um estudo publicado nesta terça-feira (8) na revista Nature Communications, sim. Este aprendizado, no entanto, não ocorre durante todo o sono. Mais: em alguns momentos, em certos momentos do sono não há aprendizado. 

Por apresentar diferentes padrões de atividade cerebral durante o tempo em que está dormindo, o indivíduo tem reações distintas a exposições sonoras de acordo com a fase de sono em que ele está imerso.

Para chegar a tal conclusão, os autores da pesquisa, pesquisadores franceses da École Normale Supérieure, de Paris, mediram a atividade cerebral em participantes adormecidos, reproduzindo várias sequências de som durante o tempo em que os indivíduos dormiam. Ao despertar, eles foram questionados sobre o quão bem eles conseguiram reconhecer os sons que ouviram enquanto dormiam.

Segundo o estudo, as pessoas tendem a se lembrar, ao despertar, de sons que foram induzidos quando estavam no segundo estágio da fase não-REM. Tal estágio ocorre quando a pessoa já "pegou no sono", mas ainda dorme de forma leve.

Há, ainda, outra fase do sono em que é possível "aprender" dormindo: na fase REM --estágio imediatamente seguinte à fase não-REM em que ocorrem movimentos oculares rápidos no indivíduo. Neste período, com a aceleração das ondas cerebrais, é alcançada uma atividade similar àquela que se passa quando estamos acordados.

Quando, no entanto, o estímulo sonoro foi feito durante o estágio N3 do sono não-REM, período em que o indivíduo dorme 'profundamente', não houve aprendizagem. 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos