Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Espelho, espelho meu... Cachorros conseguem reconhecer a si mesmos?

Cachorros se olha no espelho - Aleksandra Iarosh/Getty Images/iStockphoto
Cachorros se olha no espelho Imagem: Aleksandra Iarosh/Getty Images/iStockphoto

Colaboração para Nossa

11/03/2023 04h00

Os cientistas desenvolveram um "teste de farejo de autorreconhecimento (STSR)" para tentar medir se os cães conseguem saber quem são.

"Os cachorros domésticos se mostravam habilidosos em tarefas cognitivas sociais e até mesmo em tarefas meta-cognitivas, mas não passavam no teste de espelho de autorreconhecimento (MSR)", disse Alexandra Horowitz, que liderou uma pesquisa publicada na revista científica Behavioral Processes.

O Departamento de Psicologia do Barnard College (Estados Unidos), no entanto, conseguiu comprovar que cães têm a capacidade de se reconhecerem a partir de um teste de cheiro.

Foram usados 36 cachorros domésticos acompanhados de seus donos para testar diferentes maneiras de identificação. O que ficou claro é que os cães conseguem distinguir a imagem olfativa de si mesmo, ainda que modificada.

O teste de cheiro pode mudar a maneira como algumas experiências sobre comportamento animal são validadas, porque os cães —assim como outros animais — são bem menos sensíveis aos estímulos visuais do que os macacos e os humanos.