Você viu bola de fogo no céu de SP? Astrônomos dizem se veio do espaço

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Twitter

    Bola de fogo vista por moradores da zona sul de São Paulo

    Bola de fogo vista por moradores da zona sul de São Paulo

Está circulando pela internet um vídeo de uma bola de fogo caindo do céu que teria sido gravada na tarde desta segunda-feira (13) na zona sul de São Paulo. Alguns dizem ser um cometa, outros, um meteoro ou um meteorito --sujeiras espaciais. Mas será mesmo?

O UOL Ciência mostrou as imagens para dois astrônomos, que, em uma primeira avaliação, acreditam se tratar de um fenômeno do Planeta Terra e, não do espaço.

"Um cometa certamente não é", garante Thiago Signorini Gonçalves, astrônomo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Segundo ele, um cometa não é tão luminoso como o "objeto" que aparece no vídeo. "Além do mais, saberíamos se um cometa estivesse vindo em direção à Terra --como quando o cometa Halley passou pelo Sistema Solar em 1986."

A possibilidade de ser um meteorito ou um meteoro também é descartada por Gonçalves. "Se fosse um meteorito, por exemplo, se moveria muito mais rápido", acredita o especialista, que diz que a "bola de fogo" está mais para um "objeto terrestre" do que para um "objeto espacial".

Para Marcelo de Cicco, astrônomo e coordenador-geral do Exoss --uma organização sem fins lucrativos que estuda meteoros--, a bola de fogo pode ser o rastro de um avião chamado de contrail (trilha de condensação, na tradução livre), que se forma por causa da condensação do vapor de água em altas altitudes causadas pela saída dos gases quentes dos motores.

"A luz do sol que é vista no vídeo, em geral, favorece a visualização desse fenômeno", afirma Cicco, que descarta que se trate de um "bólido" (grande meteoro). Segundo ele, um bólido se parece com uma grande estrela cadente e percorre a uma velocidade maior do que a que aparece no vídeo. 

Além de monitorar o céu a partir de câmeras espalhadas do sul ao nordeste do país, o Exoss analisa vídeos de "objetos brilhantes" enviados por leigos. Portanto, se você viu uma imagem no céu que pode ser um grande meteoro, mande para eles. Mas lembre-se de que esse é um fenômeno raro e não acontece a toda hora. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos