Fóssil de 530 milhões de anos é o olho mais antigo já descoberto

Olho seria de um dos antepassados das aranhas e dos caranguejos - Divulgação
Olho seria de um dos antepassados das aranhas e dos caranguejos Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/12/2017 20h25

Paleontólogos europeus encontraram o fóssil de um olho de 530 milhões de anos que pode ser o mais antigo já descoberto.

"Excepcionalmente bem preservado", como descreveu o estudo publicado na revista científica "Proceedings of National Academy of Sciences", o olho seria de um dos antepassados das aranhas e dos caranguejos, que na era paleozoica viviam em oceanos.

A estrutura do olho da criatura, segundo os cientistas, era similar à das abelhas e libélulas atuais. Uma forma primitiva de olho composto, que é formado por pequenas células visuais --chamadas de omatídeos-- para distinguir a claridade da escuridão.

Foram contabilizados cerca de 100 omatídeos no fóssil, mas, ao contrário das de seus contemporâneos, um pouco mais espaçados uns dos outros.

fóssil - Divulgação - Divulgação
Encontrado na Estônia, fóssil tem cerca de 530 milhões de anos
Imagem: Divulgação

"Este fóssil nos mostra como os primeiros animais viram o mundo ao seu redor há centenas de milhões de anos", disse o professor Euan Clarkson, da Escola de Geociências da Universidade de Edimburgo, na Escócia, que integra a equipe do estudo.

A estrutura e a função dos olhos compostos mal mudaram em meio bilhão de anos"

Uma das diferenças notadas pelos pesquisadores foi a ausência de uma lente, isso porque as espécies primitivas, chamadas Schmidtiellus reetae, possivelmente não possuíam partes da concha necessárias para essa formação.

O estudo concluiu, no entanto, que as espécies, embora apresentassem uma visão mais pobre em comparação com muitos animais modernos, eram perfeitamente capazes de desviar de obstáculos e até identificar os predadores que se aproximavam.