Astrônomo amador descobre satélite da Nasa perdido no espaço há 12 anos

Astrônomo amador descobriu paradeiro de satélite da Nasa perdido há 12 anos - Divulgação/Nasa
Astrônomo amador descobriu paradeiro de satélite da Nasa perdido há 12 anos Imagem: Divulgação/Nasa

Colaboração para o UOL

01/02/2018 10h10

Um astrônomo amador que procurava por vestígios de uma missão secreta dos Estados Unidos - chamada Zuma e que terminou em fracasso após o lançamento - conseguiu descobrir algo além do que poderia imaginar. O canadense Scott Tilley "tropeçou" em algo completamente inesperado: sinais do satélite Image, da Nasa, desaparecido no espaço há 12 anos.

Nesta terça-feira (31), a Nasa confirmou que o satélite encontrado é de fato o Image. A agência espacial teve que lidar com algumas notícias inesperadas, tudo por causa da inesperada descoberta de um amador. “A equipe conseguiu ler alguns dados básicos de limpeza da nave espacial, sugerindo que pelo menos o sistema de controle principal está operacional", declarou a entidade em comunicado.

A Nasa concluiu que o sinal descoberto pelo astrônomo se tratava mesmo do satélite. Tilley conseguiu contato com o Image no último dia 20 de janeiro e enviou os dados para a entidade completar a pesquisa sobre o objeto.

Leia também

A agência espacial passou a investigar o caso e acionou a Deep Space Network, uma constelação de radiotelescópios usados para se comunicar com missões espaciais, para procurar o satélite. E a suspeita se confirmou: cinco antenas separadas captaram o sinal que colocou o satélite de volta ao controle dos astrônomos da Nasa.

O Image foi lançado em 25 de março de 2000, projetado para estudar a magnetosfera da Terra - o campo magnético que protege o planeta. Foi considerado um sucesso, ajudando a mapear detalhadamente o campo magnético da Terra. Além disso, resultou em 37 descobertas científicas únicas, de acordo com seu relatório final. O satélite completou com sucesso sua missão inicialmente programada - de dois anos. Em seguida, a Nasa prolongou os estudos até perder o contato rotineiro com o satélite em 18 de dezembro de 2005.

Os cientistas tentaram recuperar o controle do satélite, mas a conclusão foi de que a nave espacial provavelmente havia sofrido um evento que desativou sua fonte de alimentação. Com isso, não poderia ser recuperada. A missão foi oficialmente encerrada em 2007.

Após o Image ter dado como perdido, o software original e os bancos de dados necessários para operar o satélite foram desativados. Agora que o objeto foi reencontrado, a Nasa informa que tentará adaptar o software aos seus sistemas mais modernos.

"Cientistas e engenheiros no Goddard Space Flight Center da Nasa em Greenbelt, Maryland, continuarão a tentar analisar os dados da nave espacial para aprender mais sobre o seu estado", disse a entidade.

Após a confirmação da Nasa sobre a recuperação do satélite, Tilley escreveu em seu blog: "Bem-vindo de volta Image! Nos ajude novamente".

O astrônomo amador aproveita os minutos de fama e comemora o feito: "Como alguém que ama o espaço desde criança, estou feliz por ter contribuído com algo positivo", ressaltou Tilley para a rede de TV norte-americana "CBC".