Topo

"I'll be insect": Schwarzenegger inspira nome de mosca nanica e "musculosa"

I. Strazhnik.
Imagem: I. Strazhnik.

Do UOL, em São Paulo

06/02/2018 14h12

Braços maiores do que as pernas, peitoral trincado. Esse é Arnold Schwarzenegger. Mas não o fisiculturista, ator e político austríaco que fez carreira nos EUA. Trata-se da menor mosca do mundo. E a que mais chama atenção pelas patas definidas. 

Veja também:

Esse pequeno gigante, de 0,395 milímetros de comprimento, foi descoberto em Manaus (AM) pelo entomólogo Brian Brown, um especialista em descrever novos insetos. Seu habitat são as florestas da Amazônia. 

O aspecto fisionômico da mosquinha levou o cientista a batizá-la como Megapropodiphona arnoldi, em homenagem a um dos mais famosos fortões. A descrição da mosquinha foi publicada na revista Biodiversity Data Journal.

"O nome do gênero [Megapropodiphona] é a palavra latina para perna dianteira grande, referindo-se à estrutura da fêmea. O epíteto específico [arnoldi] refere-se a Arnold Schwarzenegger, ex-governador da Califórnia, cujos braços muito ampliados o distinguiram em suas carreiras pré política", diz Brown sobre seu achado.

Ela é um pouco menor que a mosca Euryplatea nanaknihali, encontrada por Brown na Tailândia em 2012 e até então a menor mosca do mundo.

O exemplar descoberto corresponde a uma fêmea. O que mais chamou a atenção de Brown foram as patas dianteiras maiores que as outras. "As patas do meio e traseiras são pequenas, possivelmente vestigiais", diz o estudo. Ela tem uma grande cabeça e um pequeno abdômen.

Um espécime masculino, destruído acidentalmente durante os estudos, é descrito brevemente no estudo. Megapropodiphona arnoldi pertence à família dos Phoridae, que possuem entre 0,39 a 6 milímetros e costumam parasitar outros insetos, como vespas e moscas grandes.

De acordo com o artigo, "é provável que as pernas dianteiras muito ampliadas sejam usadas para agarrar um hospedeiro". A Megapropodiphona  arnoldi possui também um fino e pontudo ovipositor, órgão usado por artrópodes para colocar ovos. Esse seria outro sinal de comportamento parasitóide -- em que o inseto parasita outros por alguns períodos da vida. 

Megapropodiphora arnoldi - B. Brown - B. Brown
Apêndice fino e com ponta indicam comportamento parasitário do inseto
Imagem: B. Brown

Insetos personalidades

Arnold Schwarzenegger não é a primeira personalidade do mundo dos artrópodes. Antes dela, ganharam os holofotes a mosca Scaptia beyonceae (em homenagem a Beyoncé) e a aranha Myrmekiaphila neilyoungi (em homenagem ao cantor Neil Young), por exemplo.

No universo das homenagens aos políticos, Megapropodiphona arnoldi fará companhia à traça Neopalpa donaldtrumpi (Donald Trump) e à aranha Aptostichus barackobamai (Barack Obama), dentre outros.