Asteroide passará pela Terra a distância menor que a da Lua

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / Image copyright Mark A. Garlick, space-art.co.uk

Um asteroide medindo entre 15 e 40 metros de extensão passará de raspão pela Terra nesta sexta-feira (9). No momento da máxima aproximação, que ocorrerá às 20h30 (horário de Brasília), o objeto estará a 64 mil km da Terra, menos de 1/5 da distância entre nosso planeta e a Lua.

Batizado de 2018 CB, o asteroide foi descoberto no último domingo (4) pela Nasa (agência espacial dos EUA). Junto com ele, também foi descoberto outro objeto, o 2018 CC, que passou pela terra na terça (6), a uma distância de 184.000 km (dois terços da distância entre a Terra e a Lua).

Leia também

"Embora o 2018 CB seja bastante pequeno, pode ser maior do que o asteroide que entrou na atmosfera sobre Tchelyabinsk, na Rússia, quase exatamente cinco anos atrás, em 2013", disse Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, localizado em Pasadena, Califórnia.

Segundo a agência espacial dos EUA, asteroides do tamanho do 2018 CB, que possuem pequeno potencial destrutivo se atingirem a Terra, passam perto de nosso planeta entre uma e duas vezes por ano.

Centenas de pessoas ficaram feridas com a queda do meteoro sobre Tchelyabinsk em 15 de fevereiro de 2013. O objeto de 10 toneladas chocou-se com a atmosfera da Terra a uma velocidade de pelo menos 54 mil quilômetros por hora e explodiu a cerca de 30-50 km acima do solo.

Veja abaixo trajetória do asteroide 2018 CB 

Asteroide

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos