Da ciência ao mundo pop: como o físico Stephen Hawking virou um astro

Do UOL, em São Paulo

A notícia da morte de Stephen Hawking causou comoção mundial. Físico e professor aposentado da Universidade de Cambridge, ele dedicou sua vida à profissão caracterizada pelo estudo da natureza e pelas equações matemáticas. Mas como um físico vira um fenômeno pop?

A grande contribuição de Hawking foi entender melhor o que são os buracos negros. Mas isso faz alguém tão popular quanto astros do esporte e da música? O que explica a fama de Hawking, na realidade, é tudo sobre Hawking.

O físico tinha esclerose lateral amiotrófica, que limitou seus movimentos. Um sintetizador de voz transformava em som o que ele transmitia para o computador com o movimento de um dedo e dos olhos. Nada disso impediu que ele expressasse seu grande talento comunicativo.

Gênio irreverente, bom comunicador e frasista, foi como divulgador da física moderna que Hawking ganhou fama. E a forma como lidou com as limitações trazidas pela doença fez dele exemplo de superação e de vida. 

Veja também:

O livro "Uma Breve História do Tempo", lançado em 1988, fez do autor um best-seller e o levou ao estrelato. Como Einstein e Galileo, o físico britânico se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo e entrou para o panteão dos titãs da ciência.

Além de seus insights que fizeram avançar a cosmologia, outra semelhança entre Hawking e Einstein era o fenômeno pop associado aos seus nomes. O físico britânico tinha o status de um astro do rock e sua vida foi retratada no filme "A Teoria de Tudo", de 2014, que deu o Oscar de melhor ator a Eddie Redmayne.

Suas ideias brilhantes e sua genialidade renderam fãs em todos os segmentos, muito além da astrofísica. Sua popularidade o levou a fazer participações em séries de televisão como "Star Trek" e "The Simpsons" e sua voz apareceu em canções do grupo Pink Floyd.

Hawking morreu no mesmo dia do nascimento de Albert Einstein. Einstein, pai da teoria da relatividade, nasceu em 14 de março de 1879, em Ulm, na Alemanha. Outra coincidência está na data de nascimento de Hawking, em 8 de janeiro de 1942, 300 anos depois da morte de Galileu Galilei, pai da ciência moderna. Galileo morreu em 8 de janeiro de 1642, Arcetri, na Itália.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos