Rei sanguinário: a carta em que Henrique 8º exige morte brutal de monge

Colaboração para o UOL

  • Divulgação/Norton Priory Museum & Gardens

    Em carta, rei Henrique 8º ordena que abade seja "enforcado, arrastado e esquartejado"

    Em carta, rei Henrique 8º ordena que abade seja "enforcado, arrastado e esquartejado"

O esboço de uma carta datada do século 16 na Inglaterra está prestes a ser exposto para o público. O documento, que terá espaço de destaque no Museu Norton Priory, na Inglaterra, registra a condenação à morte de um monge por ordem do rei Henrique 8º.

Primeiramente, o monarca ordena que o abade seja "enforcado, arrastado e esquartejado" - uma pena de morte considerada sanguinária, em punição muito comum na época em casos de traição. Logo depois, no entanto, o rei muda de ideia e decide que o homem seja apenas enforcado.

Leia também: 

Acredita-se que documento, escrito em 1536, foi redigido por um secretário enquanto Henrique 8º ditava o conteúdo. Estudiosos ingleses apontam que rei mudou de ideia sobre o destino da vítima, já que as palavras "arrastado e esquartejado" estão rasuradas na carta.

Em entrevista à emissora norte-americana Fox News, o diretor do Museu Norton Priory afirma que a carta é importante por dois motivos: "Por ser um esboço corrigido, é quase possível ler os pensamentos do rei antes de ele ter a chance de se acalmar ou conversar com seus conselheiros. Sua fúria inicial é evidente e a ordem de que o abade seja enforcado, arrastado e esquartejado é extrema."

"O outro motivo de ser um documento tão importante é mostrar até que o ponto o rei se envolve nas questões quando seu poder é desafiado", completou Frank Hargrave.

O reinado de Henry 8º foi marcado por grandes tensões religiosas. Na época, o monarca foi proclamado como Supremo Líder da Igreja Católica na Inglaterra. Em 1536, começaram os episódios de repressão a mosteiros, conventos e confrarias, que ficaram conhecidos como Dissolução dos Mosteiros, no qual o rei eliminou todos os membros e tomou posse dos bens e propriedades.

Wikimedia commons
Henrique VIII foi coroado em 1509 e ficou no comando da Inglaterra até morrer

A condenação à morte registrada na carta foi uma resposta do rei aos os clérigos e locais que tentaram impedir a dissolução da Abadia de Norton. Historiadores acreditam que o monge visado por Henrique 8º se chamava Robert Jannyns. "Uma investigação de 1522 sugere que ele era um corrupto e pai de um garoto que vivia na comunidade local, apesar de essas histórias terem sido comumente fabricadas pelos comissários de Henrique 8º, que eram incentivados a encontrar o máximo de podres possível", comenta Hargrave.

Henrique 8º foi coroado em 1509 e permaneceu no trono até morrer, em 1547. Foi o responsável pela transformação da Inglaterra de um país católico para um país protestante após romper com o Papa devido as diferenças políticas com Roma e a recusa do Papa em anular seu casamento com Catarina de Aragão.

Ele foi o fundador da Igreja Anglicana e também ficou conhecido por um grave problema de obesidade depois de mais velho. As diferenças entre suas armaduras na juventude e em seus últimos anos são gritantes: as medidas de busto que eram de 81 e 99 centímetros de busto passaram para 132 e 135 centímetros.

A carta do rei Henrique 8º será exposta no Museu Norton Priory, na Inglaterra, a partir de 5 de maio e ficará até o final do mês. Para ilustrar a riqueza dos monastérios da época, o documento será acompanhado de um ostensório de prata dourada do século 16.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos