Topo

Observatório de Campinas filma a queda de meteoro; assista

Do UOL em São Paulo

08/05/2018 12h15

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini flagrou a queda de um meteoro por volta das 20h15 desta segunda-feira (7). O objeto foi visto nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Embora o vídeo desta segunda-feira aponte “23h15” como horário da queda, o registro ocorreu às 20h15. Os astrônomos marcam o fenômeno três horas mais tarde apenas para efeitos de pesquisa, informou o astrônomo Júlio Lobo ao UOL.

Leia também:

“Nós não sabemos se e onde o meteoro caiu. Assim que gravamos, coloquei o vídeo no Facebook pedindo para que as pessoas relatassem o que viram. Em uma hora recebi centenas de declarações”, contou o astrônomo. “O meteoro foi visto em Hortolândia, Franca, Ribeirão Preto e na Serra de Mantiqueira, Sul de Minas Gerais.”

Lobo afirma que ainda não dá para saber se houve queda ou se o objeto se desfez no ar. “Ele deve ter entrado na atmosfera a uns 100 km de altura e virado poeira a uns 50 km, 40 km. Mas pode ser que ele tenha caído em algum ponto.”

O astrônomo explica que a câmera do observatório de Campinas liga sozinha assim que anoitece e passa a fazer registros toda a vez que algum fenômeno aparece no céu. Um software utiliza as imagens de três ou mais observatórios para definir informações, como o local da queda, a altura em que caiu, o tamanho e do que é feito o objeto.

Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini - Divulgação - Divulgação
Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini
Imagem: Divulgação
O problema é que nenhum outro observatório no país registrou o fenômeno. Por essa razão, Lobo pede ajuda a quem flagrou o momento. “Quem viu pode enviar seu relato para o exooss.imo.net, uma rede nacional de observadores de meteoro. Se alguém filmou, mesmo com câmera de segurança, pode enviar as imagens para o e-mail julioloboastronomia@gmail.com.”

Com mais imagens, o astrônomo pretende traçar uma trajetória para saber se houve queda e onde. “As primeiras 24 horas são fundamentais para chegarmos a uma conclusão.”

Lobo explica que os meteoros são restos de cometas e asteroides que pegam fogo ao atravessarem a órbita terrestre, deixando uma trilha luminosa no céu. "São detritos que podem variar de tamanho; de um grão de areia até um carro popular", compara o astrônomo.

Como ver meteoros no céu?

Os meteoros podem ser vistos a olho nu. Quem souber usar uma câmera profissional pode até fotografar o momento. É possível assistir à queda de meteoros todas as noites, e nem é preciso estar muito longe da cidade, onde luminosidade é maior.

"Mas se o observador estiver em uma região afastada, numa área rural, é mais fácil enxergar", diz. “É o único evento astronômico que não precisa de telescópio. Quanto mais escuro, melhor. A recomendação é ir acompanhado de bom um grupo de pessoas, armar uma cadeira de praia e esperar.”