Inteligência artificial supera humanos na hora de escolher novos caminhos

Do UOL, em São Paulo

• Reprodução

Desafio homem-máquina: na hora de atravessar um labirinto, quem leva a melhor? Até pouco tempo atrás, a vantagem ao traçar rotas era nossa. Mas, segundo pesquisadores do instituto Deep Mind, na Inglaterra, a inteligência artificial já aprendeu a percorrer caminhos e cria atalhos com eficiência superior à do cérebro humano.

"Por incrível que pareça, percorrer uma rota entre dois lugares é uma tarefa simples, mas ninguém sabe exatamente como a gente faz isso", disse Dharshan Kumaran, um dos neurocientistas autores do estudo publicado nesta quarta-feira (9) na revista científica Nature

Segundo a pesquisa, modelos de inteligência artificial já se saíam bem em tarefas como reconhecer objetos, mas ainda não eram tão eficientes quanto o cérebro humano na hora de percorrer caminhos desconhecidos –o que é diferente de um sistema de GPS, que trabalha com mapas pré-estabelecidos.

A mudança ocorreu com o aperfeiçoamento das chamadas redes neurais profundas – sistemas que simulam a estrutura do cérebro humano. Ao treinar um sistema artificial para atravessar um labirinto diversas vezes, os cientistas viram o algoritmo evoluir para o que acreditam ser uma estrutura similar às nossas "células de lugar", que são neurônios presentes nos cérebros de mamíferos (como nós), que nos ajudam a traçar rotas.