Topo

"Supermeteoro" cai sobre a Rússia e gera espetáculo no céu

Do UOL, em São Paulo

21/06/2018 16h31

Um "supermeteoro" caiu sobre a Rússia por volta das 4h45 desta quinta-feira (21), no horário local. O fenômeno conhecido como superbólido, que gerou um brilho intenso e deixou um rastro no céu, foi visto em ao menos quatro cidades do país-sede da Copa do Mundo 2018 --Kursk, Lipetsk, Voronezh e Orel--, segundo Roman Tkachenko, astrônomo amador russo.

"Tudo indica que se trata de um superbólido. Pelo menos apresentou todas as características de um. Isso porque, além de ter deixado um grande rastro no céu, há relatos da ocorrência de uma explosão", conta Marcelo de Cicco, astrônomo e coordenador-geral do Exoss --uma organização brasileira sem fins lucrativos que estuda meteoros.

Os superbólidos, como explica Cicco, são meteoros com uma luminosidade igual ou superior à da Lua. O fenômeno atinge a Terra pelo menos uma vez por mês, mas raramente é testemunhado. "A entrada desses bólidos na Terra é aleatória. E como há muito mais água do que terra, é mais difícil de serem presenciados." 

A desintegração do objeto espacial ao adentrar a atmosfera também foi flagrada por pelo menos dois satélites meteorológicos. Mas o que mais chamou a atenção dos astrônomos foi a claridade provocada pelo meteoro. "A intensidade do brilho depende do tamanho do objeto bem como da velocidade que ele adentra na Terra. Portanto, tudo leva a crer que se tratasse de algo grande, já que mesmo com o céu claro, gerou uma grande luminosidade."

O fenômeno já tem sido popularmente chamado de "Mini Cheliabinsk", em referência ao meteoro de aproximadamente 10 mil toneladas e 17 metros de diâmetro que adentrou a atmosfera terrestre sobre a Rússia em 15 de fevereiro de 2013. Na época, a queda provocou a destruição de muitas janelas e deixou cerca de 1.200 pessoas feridas.

Até o momento, não há relatos de vítimas do "Mini Cheliabinsk", com origem ainda desconhecida. "É bem provável que um meteorito (parte do objeto que se materialize na Terra como rocha) tenha sobrevivido a explosão, que, se achado, poderá nos responder muitas coisas", afirma o astrônomo. 

Por que a Rússia novamente? 

Até parece que a Rússia é o alvo preferido dos meteoros. Mas, segundo Cicco, isso não é verdade. "Por ser o país de maior extensão, há mais chances de esses objetos espaciais caírem sobre ele", justifica o astrônomo. "A existência de câmeras por tudo que é canto também favorece o registro desses fenômenos por lá." 

Mas esses fenômenos não acontecem só na Rússia. Em outubro de 2015, por exemplo, um superbólido caiu sobre o Rio de Janeiro. E, mais recentemente, sobre a Bahia