Topo

Dá para carregar um celular usando batatas? A ciência explica

Dá para carregar um celular usando batatas? A ciência explica

UOL Notícias

Do UOL, em São Paulo

13/07/2018 04h00

A batata não é apenas um dos alimentos mais importantes (e mais gostosos) da humanidade. Com uma boa quantidade delas e alguns fios e placas de metal é possível gerar uma quantidade de energia significativa.

Leia também:

No vídeo acima, do grupo Ciência em Show, o físico Wilson Namen conta que a pilha foi criada por um físico italiano que empilhou --daí o nome-- placas de zinco e cobre. Ele provou que o contato entre diferentes materiais era capaz de gerar tensão elétrica.

Mas o que sua batata tem com isso?

Namen utilizou algumas delas para produzir uma pilha com materiais encontrados no dia a dia: ele comprou uma pequena placa de zinco e outra de cobre, perfurou uma batata com elas e ligou as polaridades com fios. Depois, repetiu o processo em outras batatas e fez uma ligação em série.

A missão era gerar, pelo menos, 5 volts - objetivo alcançado combinado algumas batatas. Mas, apesar da voltagem ser suficiente para recarregar um celular, é preciso também ter amperagem equivalente à da bateria do telefone. O vídeo explica como isso funciona.