Neandertais já usavam ferramentas para produzir fogo, revela pesquisa

Neandertais surgiram há cerca de 400 mil anos entre o Oriente Médio e a Europa - Tim Evanson/Smithsonian Museum of Natural History in Washington, D.C
Neandertais surgiram há cerca de 400 mil anos entre o Oriente Médio e a Europa Imagem: Tim Evanson/Smithsonian Museum of Natural History in Washington, D.C

19/07/2018 11h00

Assim como os humanos modernos, os neandertais sabiam utilizar ferramentas feitas de pedra para criar fogueiras. A descoberta, publicada pela "Scientific Reports", reformula teses anteriores que diziam que o uso de ferramentas para a produção de fogo era exclusividade da nossa espécie, a do Homo sapiens.

O novo estudo identificou evidências de incêndios iniciados pela fricção da pirita --um mineral que contém ferro- contra pedras em sítios arqueológicos em que os neandertais foram encontrados.

Leia também:

A equipe do pesquisador responsável pelo estudo, Andrew Sorensen, já havia provado que os neandertais usavam pederneiras (pedra dura e pontiaguda) em outras tarefas, como abate de animais. Agora, novos sinais indicam que eles também usaram a ferramenta para criar fogo.

Eles chegaram a essa conclusão ao identificar traços de minerais nessas pederneiras, o que sugere que essas ferramentas foram repetidamente atingidas por algum mineral duro, como a pirita. Os autores, em seguida, tentaram produzir os mesmos traços minerais em oito réplicas de ferramentas de sílex (rocha dura, de grão muito fino), realizando diversas tarefas, incluindo a fabricação de fogo usando fragmentos de pirita.

Ao examinar os diversos traços deixados durante essas tarefas, os autores concluíram que aqueles produzidos pela iniciação do fogo são os que mais se aproximam dos traços encontrados nas ferramentas pré-históricas.

A conclusão é que os neandertais usavam objetos para criar fogo para seu benefício.

Homo sapiens e neandertais

O Homem de Neandertal é uma espécie humanoide já extinta. Para alguns autores, trata-se de uma subespécie do homem moderno, o Homo sapiens. Eles surgiram há cerca de 400 mil anos entre o Oriente Médio e a Europa, mas desapareceram há cerca de 28 mil anos.

Já o Homo sapiens surgiu há 350 mil anos no leste africano. Portanto, as duas espécies dividiram a Terra por muito tempo. O comportamento atual dos humanos teria se estabelecido há cerca de 50 mil anos.