Topo

Saiba o melhor horário para ver a chuva de estrelas cadentes desta segunda

No auge do fenômenos, o céu será iluminado por até 80 meteoros por hora  - Santiago Garcia/UOL
No auge do fenômenos, o céu será iluminado por até 80 meteoros por hora Imagem: Santiago Garcia/UOL

Do UOL em São Paulo

12/08/2018 04h00

A natureza prepara mais um espetáculo na madrugada deste domingo (12) para segunda-feira (13), quando uma chuva de estrelas cadentes está prevista para riscar os céus do Brasil. No auge do fenômeno, os curiosos poderão ver entre 40 e 80 meteoros por hora.

Trata-se da chuva de meteoros Perseidas, observada todos os anos no mês de agosto, quando o planeta passa por uma região de sua órbita repleta de detritos do cometa Swift-Tuttle. O atrito dessas pequenas rochas com a atmosfera terrestre provoca uma combustão que emite feixes de luz que podem ser vistos e fotografados.

Leia também:

O primeiro registro da chuva de meteoros foi feito no ano 36 d.C., na China, de acordo com a Nasa, a agência especial norte-americana. As Perseidas ganharam esse nome porque a chuva de meteoros acontece perto da constelação de Perseu.

Embora esses meteoros sejam visíveis ao longo das primeiras semanas de agosto, o pico está marcado para a madrugada do dia 12 para o dia 13. Como neste ano o auge acontece na lua nova --quando a noite fica mais escura--, a observação do fenômeno será mais fácil.

Uma condição para enxergar a chuva, contudo, é um céu limpo e sem nuvens. Em cidades muito poluídas ou luminosas, a observação acaba sendo mais difícil.

Melhores lugares e horários

As Perseidas ficam visíveis no começo de agosto, com pico na madrugada do dia 12 para o dia 13  - GETTY IMAGES - GETTY IMAGES
As Perseidas ficam visíveis no começo de agosto, com pico na madrugada do dia 12 para o dia 13
Imagem: GETTY IMAGES
A primeira dica para observar o fenômeno é encontrar a constelação de Perseu. A de Órion, onde ficam as Três Marias, é uma boa referência. Ao localizá-las, olhe para o norte: você encontrará a constelação de Touro e, ao lado, a de Perseu.

As melhores regiões para observar a chuva de estrelas cadentes são o Norte e Nordeste, onde a constelação de Perseu é vista mais alto no céu. O melhor horário será por volta das 2h.

Em outras regiões do Brasil, o fenômeno é observado próximo à linha do horizonte. Para quem estiver no Sudeste e Centro-Oeste, o fenômeno aparecerá a partir das 3h em Brasília e das 5h em São Paulo.

A região mais difícil para assistir será o Sul, já que Perseu surgirá no céu já perto do nascer do sol --às 6h em Porto Alegre--, quando o céu já tem mais luz.

"Dá para ver muito bem a olho nu", explica Gustavo Rojas, astrônomo da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). “Após encontrar um lugar escuro, busque olhar para o norte e não tenha pressa. Não adianta a pessoa acordar às 3h, sair no quintal, olhar para o céu e achar que os meteoros são como fogos de artifícios. Não espere ver grande coisa com menos de uma hora de vigia."

O especialista alerta sobre a necessidade de pelo menos 15 minutos para que os olhos se acostumem com a escuridão. Rojas reforça que os meteoros são fenômenos aleatórios. "Pode ser que você veja três ou quatros em uma sequência, mas pode ser que leve uma hora para ver um único."