Cientistas desvendam fenômeno que constitui o campo magnético terrestre

Do UOL, em São Paulo

  • The University of Tokyo

    Imagem artística representando a interação entre ondas e partículas observadas pelas naves de missão da Nasa

    Imagem artística representando a interação entre ondas e partículas observadas pelas naves de missão da Nasa

Seus efeitos são bem conhecidos. O campo magnético terrestre protege a Terra de ventos solares e leva à formação das auroras visíveis nas regiões polares. Agora, os cientistas conseguiram registrar um fenômeno constituinte do campo magnético, mostrando como partículas interagem com ondas eletromagnéticas em seu interior. Os achados foram publicados na revista Science nesta quinta-feira (6).

A ciência já possuía uma explicação para as interações entre partículas e ondas que ocorrem na magnetosfera, região da Terra em que atua o campo magnético. Contudo, medições diretas para verificar o que ocorre nessas interações nunca haviam sido feitas. 

O grupo liderado por Naritoshi Kitamura utilizou dados da missão Magnetischeric Multiscale, da Nasa (agência espacial dos EUA), para registrar as interações no campo magnético. Quatro naves idênticas avançaram pelo plasma, espécie de nuvem de gases da magnetosfera em que as partículas estão ionizadas -- ou seja, carregadas eletricamente. 

Veja também:

As observações mostraram que a energia presente em íons de hidrogênio do plasma é transferida para ondas eletromagnéticas da magnetosfera, que por sua vez transferem energia para íons de hélio.

"Interações entre ondas e partículas desempenham papel crucial na transferência de energia no plasma. O movimento de partículas carregadas é controlado por campos eletromagnéticos", afirmam os autores.

Os pesquisadores verificaram que as ondas eletromagnéticas atuam transferindo energia entre diferentes tipos de íons. Como o plasma é comum em todo o Universo, os resultados do estudo podem levar a melhor compreensão de diversos fenômenos, como tempestades solares, auroras e a perda atmosférica de planetas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos