Topo

Cercado de água salgada: por que é tão difícil náufrago sobreviver no mar

Barco no meio do mar - Unsplash
Barco no meio do mar Imagem: Unsplash

De Tilt, em São Paulo

20/06/2023 12h35

Que o mar é perigoso, todo mundo sabe. Ondas gigantes, tempestades, animais ameaçadores... tudo pode acontecer quando você está à deriva. Mas existe também o risco grave de desidratação —e ela pode acontecer rapidamente.

O corpo humano tem 70% de água em sua composição, e a manutenção desse percentual é fundamental para a permanência da vida.

Um corpo desidratado tem uma proporção de água menor do que o ideal, causando um desequilíbrio de alguns eletrólitos, como sódio e potássio.

Já a água do mar tem uma concentração de sais dissolvidos maior do que a que existe no nosso corpo. É o que quimicamente é conhecido como uma solução hipertônica.

Logo, ao ingerir a água do mar, acontece um processo chamado osmose. Ela 'rouba' a água presente nas células do nosso corpo, numa tentativa de equilibrar a concentração de sal de dentro e de fora das células, desidratando rapidamente o corpo.

"Tomar água salgada pode levar à morte em um ou dois dias, dependendo da quantidade de água ingerida", diz o professor de química João Pitoscio Filho.

Você "murcha", compara a professora de química Fabíola Campos, até que o funcionamento dos rins fique prejudicado.

Mas dá para filtrar a água com facilidade?

"É absolutamente impossível filtrar a água do mar usando a roupa, por exemplo", diz o químico Carlos Cerqueira, pois o sal dissolvido na água está na forma de íons, que possuem o tamanho de átomos.

"Os íons passam pelos orifícios da roupa junto com as moléculas de água."

Para beber água sem sal, um náufrago teria de evaporar a água do mar em algum recipiente (como um saco plástico), coletar o vapor e beber a água condensada.

Esse processo, chamado de destilação, separa a água do sal porque o sal não evapora junto com a água.

Naufrágio 2 - Getty Images - Getty Images
Evaporar água salgada e coletá-la com algum suporte é forma mais simples de dessalinização
Imagem: Getty Images

Há outros processos de dessalinização, como a osmose reversa (espécie de filtragem), mas que requer aparelhos arrojados. Há ainda tecnologias que empregam micro-organismos ou óxido de grafeno, todas complexas e caras — nada que um náufrago teria no bolso.

Outras formas de conseguir água potável são torcendo por uma chuva — e para que ela não seja tão forte a ponto de virar o barco que mate o náufrago boiando —, ou comendo bastante.

Boa parte da água que a gente ingere vem dos alimentos, mas uma dieta sem líquidos, apenas à base de alimentos sólidos, pode não ser suficiente para garantir a hidratação.