A escolha da sua universidade também depende dos genes, revela estudo

Escolha da universidade vai além do ambiente familiar  - Luciano Claudino/Codigo 19/Folhapress
Escolha da universidade vai além do ambiente familiar Imagem: Luciano Claudino/Codigo 19/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

18/10/2018 10h00

Família, amigos? Sim, eles são importantes, mas a escolha da universidade que você vai frequentar também depende da sua genética. É o que defende uma nova descoberta publicada pela revista científica Nature nesta quarta-feira (18): os genes são cruciais na hora de um jovem decidir se vai entrar em uma universidade, qual instituição vai frequentar e até como será seu desempenho acadêmico.

A equipe da pesquisadora Ziada Ayorech, do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência da King's College London, no Reino Unido, analisou as informações genéticas de 3 mil indivíduos e outros 3 mil pares de gêmeos para o artigo The genetics of university sucess (A genética do sucesso universitário, em tradução livre). A missão era descobrir até que ponto os genes explicam as diferenças relacionadas à educação universitária entre jovens adultos.