Topo

Como a Lua surgiu? Estudos da Nasa sugerem que ela "veio" da Terra

Getty Images
Imagem: Getty Images

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

04/02/2019 11h02

Como a Lua foi formada? Cientistas buscam há anos entender como isso aconteceu e a teoria mais aceita no momento defende que ela foi formada após a colisão da Terra com um planeta do tamanho de Marte.

Mas uma nova pesquisa feita pela Nasa, agência espacial norte-americana, sugere que ela se formou a partir dos mesmos materiais que a Terra.

Os estudos da agência espacial consideraram amostras da Lua coletadas há quase 50 anos e dados de outras pesquisas já feitas sobre ela. Em posse dessas informações, os pesquisadores simularam as etapas de formação da Lua para entender como o processo aconteceu.

O cientista Kevin Righter, do Centro Espacial Johnson da Nasa, e sua equipe analisaram e compararam 14 elementos metálicos encontrado nessas amostras (como zinco, estanho, cádmio, índio e túlio) e encontrou uma forte correlação com elementos presentes na Terra na maioria deles (nove, especificamente).

Segundo o pesquisador, os resultados indicam que a Lua não foi formada a partir de um material gerado após impacto com o corpo do tamanho de Marte, já que as mesmas comparações também foram feitas considerando esse cenário. 

"Os pesquisadores analisaram pequenos subconjuntos desses elementos no passado, mas esta é a primeira vez que todos os 14 elementos foram modelados juntos para analisar o sistema Terra-Lua", disse Righter.  

"Simulando os principais processos que contribuem para a formação da Lua e a diferenciação inicial, fomos capazes de prever o nível de cada elemento que deveria estar presente no manto da Lua", acrescentou.

Para a Nasa, os resultados são indicativos importantes, mas ainda iniciais. No entanto, o desejo que é o trabalho estimule novas pesquisas.

O grande choque

A teoria mais aceita hoje em dia para o surgimento da Lua envolve a hipótese de um grande impacto entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte há 4,4 bilhões de anos.

Ela foi apresentada em 1975 e indica que uma grande quantidade de material se desprendeu após a colisão e a Lua foi formada.

Essa relação ajuda a explicar os motivos da Terra e da Lua serem parecidas do ponto de vista geoquimicamente.