Topo

Gatos entendem quando são chamados pelo nome, mas preferem ignorar mesmo

"Olá, senhor humano. Você está me chamando?"

Renan Dionisio

Colaboração ao UOL, em São Paulo

2019-04-09T13:55:32

09/04/2019 13h55

Resumo da notícia

  • Felinos foram submetidos a testes e indicaram que entendem quando são chamados
  • Quando é dito o nome de um gato, ele reage mexendo a orelha ou cabeça
  • Termos com semelhanças fonéticas ao nome não surtem o mesmo efeito

Um estudo realizado no Japão chegou a conclusão de que seu gato entende quando você o chama pelo nome, porém não reage da mesma forma que um cachorro.

Foram realizados quatro testes distintos, com diferentes três tipos de felinos: gatos domésticos que viviam sozinhos, gatos domésticos que viviam com outros gatos e gatos que viviam em estabelecimentos públicos.

Nos testes, os donos deveriam falar quatro palavras, com a mesma fonética do nome do gato, e em seguida dizer o nome do gato, para ver se a reação ao nome era diferente das outras palavras.

Nas casas com vários gatos, dentre as quatro palavras, estavam nomes de outros gatos. Em outro teste, pessoas não familiares ao gato diziam as palavras e, em seguida, o nome.

Na maioria dos testes, quando diziam seu nome, os gatos responderam com uma mexida de orelha ou movendo a cabeça. Os resultados indicaram que os gatos conseguem entender seus nomes, mesmo entre palavras semelhantes.

De acordo com um pesquisador, há dois motivos que explicam porque gatos respondem quando chamados pelo nome. Um deles é que essa palavra específica é falada com frequência pelo dono, enquanto o outro é a associação do chamado pelo nome com recompensas como comida e carinho.

O artigo foi publicado na quinta-feira (4) na revista científica Nature.