Topo

Nasa na moda? Agência recebe sugestões (e críticas) sobre traje espacial

20.jul.1969 - Caminhada de Buzz Aldrin, astronauta da Apollo 11, sobre a Lua carregando os equipamentos para fazer experimentos - Nasa/Divulgação
20.jul.1969 - Caminhada de Buzz Aldrin, astronauta da Apollo 11, sobre a Lua carregando os equipamentos para fazer experimentos Imagem: Nasa/Divulgação

Renan Dionisio

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/05/2019 13h05

A Nasa trabalha em uma missão muito importante para 2024. Levar o homem, de novo, para a Lua. O prazo estimado é de cinco anos, mas a agência espacial norte-americana já quer se antecipar a algo essencial para a jornada: a roupa dos astronautas.

Obviamente é necessário de um traje todo especial e com tecnologias específicas para que a caminhada na superfície lunar seja segura para todo mundo. Mas por que não pensar também no design da roupa?

Em uma publicação em seu perfil no Twitter, a agência divulgou uma imagem simulando o que pode vir a ser o novo traje espacial na missão para a Lua.

"O que os astronautas usarão nas caminhadas na Lua daqui a cinco anos? Estamos atualmente trabalhando em opções para nossa missão. Teremos um traje de transição para a 1ª missão + designs modernos para os astronautas explorarem a superfície lunar e ajudarem a criar nosso futuro lunar sustentável", escreveu a Nasa na rede social.

Pouco tempo depois, uma série de internautas começou a comentar a publicação da agência. Alguns amantes do espaço não perdoaram e encheram a Nasa comentários irônicos, já que o design do traje faz parecer que o astronauta está usando shorts pequeno e um top cropped. Conseguiu ver a semelhança?

"Eu te amo Nasa, mas nós podemos fazer um traje espacial sem parecer que o astronauta está vestindo um shorts curto e uma camiseta pequena."

"Esse traje deveria fazer o astronauta parecer que está usando um top cropped e hot pants?"

"Cropped e shorts não parecem apropriados para vestir na Lua. Mas, o que eu sei?"

Outros internautas preferiram dar algumas sugestões de trajes completos. Por que não usar o do Buzz Lightyear?

O modelo de traje usado na imagem da Nasa é bastante similar ao usado por profissionais na ISS (Estação Espacial Internacional), mas deve receber variações ao longo dos anos.

No entanto, as linhas laranjas, responsáveis por todo o estranhamento do traje, têm lá sua utilidade. Elas ajudam a Nasa a distinguir os astronautas quando estão fora da Estação Espacial.