Batman? Arqueólogos descobrem fóssil de dinossauro com "asas de morcegos"

Novo dinossauro descoberto na China tem asas semelhantes às de morcegos Imagem: Min Wang, Institute of Vertebrate Paleontology and Paleoanthropology, Chinese Academy of Sciences

Luiza Ferraz

Colaboração para o UOL, em São Paulo

2019-05-10T17:03:15

10/05/2019 17h03

Um fóssil encontrado por arqueólogos no norte da China pode indicar que dinossauros desenvolveram asas membranosas, assim como os morcegos dos dias de hoje possuem.

Nomeado Ambopteryx, o fóssil foi descoberto em 2017 entre rochas de mais de 163 milhões de anos. Os restos da plumagem e tecidos da criatura estavam bem preservados, o que ajudou os pesquisadores a completarem a sua forma.

Durante a análise, foram identificados tecidos moles ao redor de seus braços, dobras de couro que se assemelhavam a um par de asas, além de um longo osso que se estendia do pulso às pontas dos dedos.

Já se sabe que, com o passar da evolução, dinossauros desenvolveram asas com penas e se tornaram os pássaros da atualidade. No entanto, nada indicava uma semelhança com os morcegos.

Em 2015, a cerca de 80 km do local onde encontraram o Ambopteryx, foi descoberta a primeira amostra que deu início a essa teoria. Um fóssil de forma bizarra, chamado 'Yi qi', dividiu a opinião de cientistas à época.

Desta maneira, o novo achado pode comprovar a ideia de que essas criaturas seguem um método de voo parecido com o dos Pterossauros, mas diferente da linhagem de dinossauros que se tornaram aves.

Mais Ciência