Topo

Tem nojo de raio-x de aeroporto? Bandeja antigermes será usada nos EUA

Bandejas serão diferenciadas por forma e etiqueta com o certificado "antigermes" - iStock
Bandejas serão diferenciadas por forma e etiqueta com o certificado "antigermes" Imagem: iStock

Luiza Ferraz

Colaboração para o UOL

24/05/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Nos EUA, 30 dos maiores aeroportos começarão a adotar a bandeja
  • Empresa criadora usa "camada" que inibe crescimento das bactérias
  • Microban incorpora aditivos em produtos médicos, industriais e de consumo

Milhares de pessoas embarcam diariamente em aviões, seja a trabalho, a lazer ou para visitar amigos e parentes. Desta maneira, não é difícil imaginar a quantidade de bactérias espalhadas por um aeroporto.

Uma das áreas mais sujas, no entanto, é a de segurança e raio-x. São colocados sapatos, malas de rodinhas, entre outros itens contaminados nas bandejas de coleta que, devido à demanda, são devolvidas às esteiras sem a higienização correta.

Pensando nisso, 30 dos maiores aeroportos dos Estados Unidos começarão a adotar a utilização de bandejas antibacterianas, desenvolvidas pela Microban International, multinacional especializada em higiene.

A empresa é responsável por incorporar uma variedade de aditivos antimicrobianos em produtos médicos, industriais e de consumo, formando uma espécie de "camada" que inibe o crescimento da bactéria.

Bandeja de raio-x de aeroporto SecureTray tratada com tecnologia antimicrobiana Microban para inibir o crescimento de bactérias nocivas - Divulgação - Divulgação
Bandeja de raio-x de aeroporto SecureTray tratada com tecnologia antimicrobiana Microban para inibir o crescimento de bactérias nocivas
Imagem: Divulgação

De acordo com a entidade, a solução química trabalha ao interromper a função celular do organismo, impedindo a sua reprodução.

Essas bandejas, a princípio, serão diferenciadas por sua forma e uma etiqueta que leva o certificado "antigermes".

Embora úteis, esses utensílios nunca serão completamente esterilizados. Portanto, é importante tomar medidas de higienização, como lavar as mãos e carregar álcool em gel na mochila.