Topo

Cientistas dizem que não conseguiram fazer novo contato com sonda espacial Philae

ESA
Imagem: ESA

Em Berlim

29/07/2015 12h28

Cientistas europeus disseram nesta quarta-feira (29) que mais uma vez não conseguiram fazer contato com o robô Philae, estacionado em um cometa, com o qual têm procurado manter um elo de comunicação confiável desde que a sonda voltou à atividade no mês passado.

O pequeno laboratório de robótica, que pousou em um cometa chamado 67P Churyumov-Gerasimenko em novembro, em um feito histórico, fez contato apela última vez por meio da sonda Rosetta em 9 de julho.

O robô inicialmente caiu longe do local previsto para seu desembarque no cometa e ficou numa área onde não havia luz solar suficiente para abastecer seus painéis solares.

Mas quando o cometa se aproximou do Sol, no mês passado, a Philae "acordou", o que trouxe a esperança de que mais informações poderiam ser recolhidos a partir da superfície do cometa usando as ferramentas de medição e perfuração.

Cientistas disseram na semana passada que temem que o robô possa ter mudado de posição novamente, prejudicando os esforços de comunicação. (Reportagem de Victoria Bryan)