Rachadura crescente na Antártida pode criar iceberg 300 mil vezes maior que o do Titanic

Tom James

  • Nasa/Reuters

    Uma enorme fissura em uma plataforma de gelo na Antártida pode criar um iceberg 300 mil vezes maior àquele que provocou o naufrágio do Titanic

    Uma enorme fissura em uma plataforma de gelo na Antártida pode criar um iceberg 300 mil vezes maior àquele que provocou o naufrágio do Titanic

Uma rachadura que poderia criar um iceberg do tamanho do Estado norte-americano do Delaware, e desestabilizar uma das maiores plataformas de gelo da Antártida, expandiu-se e começou a se ampliar mais rapidamente, alertou um cientista na quarta-feira (3).

A nova fissura se voltou para a face oceânica da plataforma, o que pode acelerar o processo de rompimento do iceberg, disse Dan McGrath, geofísico da Agência Geológica dos Estados Unidos e parceiro de um projeto com o grupo de monitoramento ProjectMidas, que tem sede no Reino Unido e relatou a nova rachadura na segunda-feira (1º).

"Basicamente ela está fazendo uma curva acentuada rumo à frente em ruptura", disse McGrath, usando um termo técnico para descrever o lado da plataforma de gelo voltado para o oceano.

Faz sentido ligar o evento e o encolhimento das plataformas de gelo da Antártida ao aquecimento global, disse Richard Alley, especialista em glaciologia da Universidade Penn State sem conexão com o projeto.

A grande maioria dos cientistas diz que a atividade humana "incluindo a queima de petróleo, gás e carvão" é o principal catalisador do aumento das temperaturas globais.

Localizada na plataforma de gelo Larsen C, a quarta maior da Antártida, a nova rachadura é derivada de uma ruptura que chamou atenção depois de crescer de forma alarmante em 2014. No ano passado, previu-se que ela irá causar a separação de um iceberg de 5 mil quilômetros quadrados dentro de alguns anos.

Em comparação, o tamanho projetado do iceberg é mais de 300 mil vezes superior ao do iceberg de 125 metros que provocou o naufrágio do Titanic, o que faz dele um dos maiores já registrados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos