"Dinossauro arco-íris" chinês tinha penas similares às de beija-flores

Will Dunham

Washington

• The Field Museum/Reuters

Ilustração do Caihong, dinossauro semelhante a um pássaro com penas coloridas

Não há um pote de ouro no fim do arco-íris. Há um dinossauro furta-cor.

Cientistas anunciaram nesta segunda-feira a descoberta de um dinossauro semelhante a um pássaro, com penas coloridas e do tamanho de um corvo, que viveu no nordeste da China há 161 milhões de anos, durante o Período Jurássico.

A espécie foi nomeada Caihong, palavra em mandarim para arco-íris. Estruturas microscópicas no fóssil primorosamente conservado e quase completo desenterrado na província de Hebei indicam que o dinossauro possuía penas iridescentes, especialmente na cabeça, pescoço e peito, com cores que brilham e mudam de acordo com a luz, como nos beija-flores.

A descoberta sugere um Mundo Jurássico mais colorido do que anteriormente imaginado

Chad Eliason, biólogo evolucionário do Field Museum, em Chicago

Usando poderosos microscópios, os cientistas detectaram dentro das penas os restos de organelas chamadas melanosomas, responsáveis pela pigmentação. As penas do Caihong possuíam melanosomas em formatos similiares às dos beija-flores com penas iridescentes. O estudo foi publicado no jornal Nature Communications.

Grande parte de seu corpo possuía penas escuras, mas penas iridescentes cobriam sua cabeça e pescoço. Embora possuísse diversas características similares a aves, os pesquisadores duvidam que o animal pudesse voar. Sua plumagem poderia atrair parceiros, além de proporcionar isolamento.

Newsletter UOL