Topo

Problemas, Musk? SpaceX vai enxugar 10% da força de trabalho

Nesta semana, Musk exibou protótipo do próximo foguete da SpaceX, "Starship", com revestimento de aço - Elon MUSK / Elon Musk / AFP
Nesta semana, Musk exibou protótipo do próximo foguete da SpaceX, "Starship", com revestimento de aço Imagem: Elon MUSK / Elon Musk / AFP

Kanishka Singh

13/01/2019 11h36

A empresa de foguetes de Elon Musk, a SpaceX, cortará cerca de 10% dos seus mais de 6 mil funcionários, disse a companhia na sexta-feira, citando "desafios extraordinariamente difíceis pela frente".

"Para continuar entregando para nossos clientes e ter sucesso no desenvolvimento de espaçonaves interplanetárias e uma internet global baseada no espaço, a SpaceX deve se tornar uma empresa mais enxuta. Qualquer um desses desenvolvimentos, mesmo quando tentados separadamente, faliram outras organizações", disse um porta-voz por email.

Em junho, Elon Musk demitiu pelo menos sete pessoas da equipe de gerenciamento sênior que liderava o projeto de lançamento de um satélite SpaceX, informou a Reuters em novembro. As demissões foram relacionadas a divergências sobre o ritmo em que a equipe estava desenvolvendo e testando seus satélites Starlink.     

O programa Starlink da SpaceX está competindo com a OneWeb e a canadense Telesat para ser o primeiro a comercializar com um novo serviço de internet via satélite.

A reorganização administrativa envolveu Musk trazendo novos gerentes da sede da SpaceX na Califórnia para substituir vários gerentes que ele demitiu em Seattle.

No mês passado, a SpaceX lançou sua primeira missão espacial de segurança nacional dos Estados Unidos, quando um foguete SpaceX carregando um satélite de navegação militar dos Estados Unidos partiu de Cabo Canaveral, na Flórida.