A Hora

A Hora

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Túnel subterrâneo liga Lina Bo Bardi a Pietro no Masp

A capital paulista ganhou um novo símbolo de integração cultural com a conexão subterrânea entre os prédios Lina e Pietro do Masp (Museu de Arte de São Paulo).

O tema é um dos destaques do episódio desta semana do A Hora, podcast de notícias do UOL com os jornalistas Thais Bilenky e José Roberto de Toledo, disponível nas principais plataformas. Ouça aqui.

A recém-finalizada galeria - na prática, um túnel - liga o icônico edifício projetado por Lina Bo Bardi ao novo espaço do museu, nomeado em homenagem a Pietro Maria Bardi, e marca a união simbólica e estrutural do casal que moldou a identidade do Museu de Arte de São Paulo.

"O casal está reconectado pelo subterrâneo", resume Toledo. A obra, complexa e desafiadora devido à infraestrutura oculta do subsolo paulistano, foi recentemente concluída, permitindo pela primeira vez a passagem direta entre os dois prédios. A abertura ao público está prevista para setembro.

Além do avanço arquitetônico, o novo túnel abre espaço para repensar a mobilidade urbana na região. A rua que separa os prédios foi fechada para a construção da galeria e, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o trânsito local melhorou após o bloqueio.

Isso fortalece o pleito do Masp para tornar o fechamento definitivo, criando uma esplanada pública que una ainda mais o museu à cidade. "A cultura só ajuda o trânsito", brinca Thais Bilenky.

O projeto, financiado majoritariamente com recursos privados, reflete também a força da colaboração entre o setor cultural e o empresariado. "É uma boa notícia rara - mais uma coisa para a cidade e uma grande atração turística", celebra Toledo.

Com a inauguração do novo prédio Pietro e a futura abertura do túnel, o Masp amplia não só sua capacidade expositiva, mas também seu papel como um espaço urbano vivo, acessível e integrado à rotina dos paulistanos.

Podcast A Hora, com José Roberto de Toledo e Thais Bilenky

A Hora é o podcast de notícias do UOL com os jornalistas Thais Bilenky e José Roberto de Toledo. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras pela manhã nas plataformas de podcast e, à tarde, no YouTube. Na TV, é exibido às 16h. O Canal UOL está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Escute a íntegra nos principais players de podcast, como o Spotify e o Apple Podcasts já na sexta-feira pela manhã. À tarde, a íntegra do programa também estará disponível no formato videocast no YouTube. O conteúdo dará origem também a uma newsletter, enviada aos sábados.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.