Tarcísio lança um 'Bolsa Família com pegada gospel'
Ler resumo da notícia
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, promoveu um megaevento no Palácio dos Bandeirantes que funcionou como demonstração de força política disfarçada de lançamento de programa social.
O "Superação SP" ganhou contornos de campanha presidencial antecipada com jingle gospel e discurso de autoajuda.
O tema é um dos destaques do episódio desta semana do A Hora, podcast de notícias do UOL com os jornalistas Thais Bilenky e José Roberto de Toledo, disponível nas principais plataformas. Ouça aqui.
"Essa não é roupa de governador, essa é roupa de candidato", observa Bilenky ao descrever Tarcísio de "calça jeans, camiseta do programa, blazer e tênis" anunciando "o melhor programa social do Brasil", sem mencionar o Bolsa Família.
O programa divide-se em duas trilhas: proteção para 2 milhões de famílias com renda per capita abaixo de meio salário mínimo, usando o Cadastro Único do governo federal, e superação para capacitação profissional. "São pessoas que são aptas a estarem no Bolsa Família, mas, por qualquer motivo, não estão", explica a colunista.
O diferencial está na abordagem religiosa. "O mais importante de tudo aqui é ter fé. É a fé, acreditar que você vai vencer", discursou Tarcísio no evento.
"Então ele está lançando um programa de transferência de renda metafísico", ironiza Toledo. "Tem um jingle gospel falando palavras como superação, prosperidade, a fé, quase que um jingle gospel mesmo, numa estética absolutamente gospel", completa.
Tarcísio usou a própria biografia como exemplo, contando ser filho de empregada doméstica imigrante que vivia "numa casa sem banheiro, que tinha só um buraquinho no chão". "Eu sei o que é isso, eu vim desse lugar, eu superei, acredite, você também vai", foi sua mensagem central.
A estratégia se alinha com pesquisa da UFPR que identificou nas classes C, D e E maior aceitação pelo perfil "outsider amador" - político que atua no sistema, mas se apresenta como renovação.
O movimento não foi isolado. Eduardo Leite confirmou sua pré-candidatura presidencial, Caiado prometeu vitória da direita e Ratinho Júnior apostou no etarismo: "O Brasil é governado há 40 anos pela geração das décadas de 50 e 60. Agora é a hora da minha geração governar o Brasil."
"Os candidatos contra o governo estão todos na rua, declaradamente", analisa Toledo. "Isso acontece porque o governo está fraco e claramente o sentimento é pela mudança."
A movimentação ganhou impulso com turbulências no bolsonarismo, incluindo pressão de Michelle Bolsonaro na comunicação do PL após áudios revelarem preferência por Lula em detrimento dela nas pesquisas.
"De todos os nomes da oposição, tirando Bolsonaro, que está entre a cadeia e a fuga, o melhor nas pesquisas é o da Michelle. Melhor do que o Tarcísio por enquanto", observa Toledo, não descartando eventual aliança.
O "Superação SP" representa mais que um programa social: é a primeira jogada de Tarcísio para 2026, combinando transferência de renda, apelo religioso e narrativa de superação numa fórmula que pretende rivalizar com o Bolsa Família.
Podcast A Hora, com José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
A Hora é o podcast de notícias do UOL com os jornalistas Thais Bilenky e José Roberto de Toledo. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras pela manhã nas plataformas de podcast e, à tarde, no YouTube. Na TV, é exibido às 16h. O Canal UOL está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Escute a íntegra nos principais players de podcast, como o Spotify e o Apple Podcasts já na sexta-feira pela manhã. À tarde, a íntegra do programa também estará disponível no formato videocast no YouTube. O conteúdo dará origem também a uma newsletter, enviada aos sábados.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.