A Hora

A Hora

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Antes de Lula, só Dom Pedro 2º entre os imortais franceses

Durante sua visita oficial à França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizou um evento quase inédito na diplomacia brasileira: tornou-se apenas o segundo brasileiro em mais de 150 anos a ser homenageado pela prestigiosa Academia Francesa. O último havia sido Dom Pedro 2º, em 1872.

O tema é um dos destaques do episódio desta semana do A Hora, podcast de notícias do UOL com os jornalistas Thais Bilenky e José Roberto de Toledo, disponível nas principais plataformas. Ouça aqui.

A Academia Francesa, fundada pelo Cardeal Richelieu no reinado de Luís 13, foi fechada durante a Revolução Francesa e reaberta pelo Napoleão Bonaparte, em 1803. A instituição tem 40 membros conhecidos como Os Quarenta ou Os Imortais e é a grande inspiração da Academia Brasileira de Letras que, inclusive, usa esse título dos 'Imortais'. Sua função é regulamentar o uso, o vocabulário e a gramática do idioma francês.

Desde sua fundação, apenas 19 chefes de Estado foram homenageados pela Academia. O mais recente foi o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em 2019. O convite para Lula partiu do secretário perpétuo da Academia, o escritor libanês Amin Maalouf, que é de Beirute, mas radicado na França, muito conhecido no mundo inteiro.

Durante a cerimônia, que acontece de forma tradicional, a Academia decide uma palavra que vai ser discutida pelo homenageado. A palavra escolhida para Lula foi 'multilateralismo', revelada apenas poucas horas antes da chegada do homenageado. Embora não seja completamente inédita, já que existe 'multilateral', representa uma derivação de uma palavra que o Lula usa bastante.

Em sua fala, Lula abordou as origens da língua portuguesa, mencionando a influência francesa, a origem latina e também do tupi-guarani e das línguas africanas, como Yoruba e Quimbundo, que segundo o presidente, foram trazidas "nos porões da escravidão". Lula ainda falou sobre sua própria trajetória: "comi pão na minha vida pela primeira vez, com sete anos de idade, só tenho diploma primário e curso técnico, o restante eu aprendi na vida pra sobreviver".

Ao explicar o conceito de multilateralismo, Lula definiu que multilateral descreve a negociação que envolve vários países, muitas partes, e multilateralismo é um conceito, segundo ele, mais abrangente, que fala de valores e da tentativa de encontrar soluções negociadas e coletivas. O presidente argumentou que o multilateralismo foi decisivo no processo de descolonização, proibição de armas químicas e biológicas, afirmação de direitos humanos, promoção do livre comércio, proteção do meio ambiente e solução de conflitos mundo afora.

No entanto, Lula alertou: "Infelizmente estamos nos esquecendo dessas lições. Defender instituições multilaterais é defender instituições democráticas e vice-versa". A fala ganha relevância no contexto atual, considerando que "o Macron e o Lula têm esse interesse muito alinhado de se contrapor à Trampilândia", comentou Thais Bilenky.

A visita também serviu para reforçar a sintonia entre os dois líderes, que se dão muito bem e mostram intimidade quando se encontram, gerando repercussão nas redes sociais. Além do aspecto protocolar, a viagem teve objetivos práticos: Lula aproveitou para pedir ao presidente francês que "abra seu coração" para o acordo entre União Europeia e Mercosul, apesar da resistência dos agricultores franceses.

Continua após a publicidade

O presidente brasileiro destacou que tem seis meses de mandato à frente do Mercosul e que sua meta é fechar esse acordo, contando com a colaboração de Macron. "Vamos ver se essa sintonia que eles esbanjam vai funcionar na prática", finalizou Bilenky.

Podcast A Hora, com José Roberto de Toledo e Thais Bilenky

A Hora é o podcast de notícias do UOL com os jornalistas Thais Bilenky e José Roberto de Toledo. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras pela manhã nas plataformas de podcast e, à tarde, no YouTube. Na TV, é exibido às 16h. O Canal UOL está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Escute a íntegra nos principais players de podcast, como o Spotify e o Apple Podcasts já na sexta-feira pela manhã. À tarde, a íntegra do programa também estará disponível no formato videocast no YouTube. O conteúdo dará origem também a uma newsletter, enviada aos sábados.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.