Milei não tem do que se arrepender, diz Argentina após fala de Lula ao UOL
O porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, disse hoje (26) em coletiva de imprensa que o presidente argentino Javier Milei "não fez nada do que tenha que se arrepender, pelo menos por enquanto".
A fala foi uma resposta à declaração do presidente Lula ao UOL. O brasileiro afirmou que Milei deve desculpas ao Brasil e a ele porque "falou muita bobagem" quando defendeu que os foragidos do 8/1 fiquem presos na Argentina se não for possível extraditá-los.
Lula explicou por que até hoje não se reuniu com Milei. "Eu não conversei com o presidente da Argentina porque acho que ele tem que pedir desculpas ao Brasil e a mim, ele falou muita bobagem, só quero que ele peça desculpas", afirmou.
Em mais de seis meses de governo Milei, os dois presidentes ainda não se reuniram.
O porta-voz da Casa Rosada afirmou que, na cúpula do G7, realizada há menos de duas semanas na Itália, Milei "não falou com Lula em uma reunião bilateral, mas se cumprimentaram como dois presidentes devem fazer. Nada mais dá para dizer".
Sobre a reunião entre os países do Mercosul que acontecerá nos dias 7 e 8 de julho no Paraguai, uma nova oportunidade para Milei e Lula encabeçarem uma reunião bilateral, a Casa Rosada limitou-se a confirmar a presença do presidente argentino no evento. "Efetivamente, o presidente Milei estará na reunião do Mercosul no dia 8 de julho".
Milei xingou Lula ano passado
Durante a campanha eleitoral, no ano passado, Javier Milei dirigiu inúmeros insultos a Lula.
Já como presidente eleito, o argentino mudou o tom e enviou uma carta convite a Lula para que o brasileiro comparecesse à sua posse, em dezembro. Como Milei havia convidado o ex-presidente Bolsonaro e também devido aos xingamentos a Lula, o petista recusou e enviou o ministro Mauro Vieira em seu lugar.
O presidente argentino, apesar de ter deixado de insultar Lula em primeira pessoa, segue endossando postagens nas redes sociais que criticam a Suprema Corte Brasileira e que afirmam que no Brasil não há liberdade de expressão. Milei chegou a oferecer ajuda a Elon Musk no conflito do empresário sul-africano com o STF.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.