Fiéis lotam Catedral de Buenos Aires em oração por saúde do papa
Ler resumo da notícia
Uma missa pela saúde do papa Francisco, que é argentino, encheu a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, no coração do centro da capital portenha, no fim da manhã deste domingo (23).
A igreja, que está ao lado da Casa Rosada, sede do governo, ficou lotada de fiéis, admiradores do pontífice e muitos turistas, que escutaram atentos às palavras do padre Alejandro Russo.
Em uma cerimônia especial, que durou cerca de 50 minutos, o religioso falou sobre amor, fé e esperança. Disse que a saúde do papa é crítica, mas não é definitiva: "O papa está com 88 anos. Sabemos que sua saúde é crítica, mas não fatal (...) Pedimos profundamente a Deus por sua saúde", completou.
As palavras do padre levaram Angela às lágrimas. Ela, que mora na cidade de Avellaneda, região metropolitana de Buenos Aires, viajou até o centro da capital para acompanhar a missa por Francisco.
"É impossível não se emocionar com essa energia da igreja, as palavras do padre. Estamos todos em oração pelo papa, que é um homem do povo e humilde. Ele sempre está perto dos mais pobres. Estou aqui para pedir por sua saúde", disse Angela, que estava acompanhada da sobrinha adolescente e da irmã.

Humildade foi o termo mais usado pelos fiéis para definir o pontífice. A aposentada Raquel Massa disse ter conhecido Francisco quando ele ainda se chamava Jorge Bergoglio e se locomovia de transporte público por Buenos Aires.
"Ele me chamava de professorinha, de modo carinhoso. Sempre o via aqui em Buenos Aires, pelo bairro de Almagro, apesar de ele ser do bairro Flores. Era muito comum encontrá-lo andando de metrô. Humildade é a palavra que melhor o define", declarou.
Raquel, que diz ser parente distante de Sergio Massa, ex-ministro da economia do governo do peronista de Alberto Fernandez e candidato que perdeu as eleições para Javier Milei, afirma que o pontífice sabe perdoar.
"As bobagens e insultos que Milei disse ao papa fazem parte do passado. Ele mesmo já foi a Roma e se encontrou com Francisco. E o papa o perdoou. Claro que politicamente dizem que o papa era peronista, mas, na verdade, ele é a favor do povo. Não tem nada a ver com política", opinou.

Pelo fato de a catedral estar no epicentro do turismo portenho, a missa também foi acompanhada por muitos turistas. "Eu vim do Chile. Estou visitando Buenos Aires e soube que haveria uma missa. Não pensei duas vezes. Uma honra acompanhar de perto uma celebração por sua saúde aqui na Argentina. Ele mudou a igreja, que estava muito fechada, o que demonstra sua humildade e interesse no ser humano", contou Maria Silvia, 72.
Do lado de fora da igreja, cartazes com a imagem de Francisco e vídeos do pontífice eram transmitidos em uma televisão, montada logo na entrada da catedral. Muitos fiéis aproveitaram para tirar fotos e escutar os vídeos que contam uma parte da história de Francisco. Muitos turistas católicos não sabiam que a missa era pela saúde do papa e se surpreenderam: "Sério? Que sorte estar aqui para ver', disse uma turista, enquanto tirava foto de um cartaz com a foto do pontífice.

Há pelo menos quatro dias, missas estão sendo celebradas nas igrejas, capelas e sedes religiosas em Buenos Aires pela saúde do papa. Nesta segunda-feira (24), também está prevista uma missa pela saúde do religioso na praça Constituição, região sul da capital argentina.