Topo

André Santana

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sem dia de Iemanjá em Salvador, Itaparica tem cortejos e receio com idosos

Presente de Iemanjá em Ponta de Areia, Ilha de Itaparica (BA): tradição se repete, agora com máscaras e preocupção sobre aglomerações de idosos - Jonaire Mendonça
Presente de Iemanjá em Ponta de Areia, Ilha de Itaparica (BA): tradição se repete, agora com máscaras e preocupção sobre aglomerações de idosos Imagem: Jonaire Mendonça

Colunista do UOL

03/02/2021 11h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No dia 2 de fevereiro, o bairro do Rio Vermelho, em Salvador, não pôde receber as milhares de pessoas que todos os anos prestam, nesta data, homenagens à Iemanjá, orixá do candomblé, dona das águas salgadas e protetora dos pescadores e de todos que vivem do mar.

Por conta da pandemia, a prefeitura proibiu os festejos, incluindo o fechamento dos bares. Já na Ilha de Itaparica, ao lado da capital baiana, a tradição de saudar Iemanjá foi mantida, com ritual religioso, cortejo e oferendas. O presente da comunidade de Ponta de Areia é organizado pelo terreiro Ilê Babá Agboula.

O terreiro, fundado na década de 1940 e tombado como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), representa a matriz do culto aos egunguns no Brasil. "Os egunguns são entes falecidos — eguns — elevados à condição de ancestrais", explica pai Balbino Daniel de Paula, líder do terreiro.

"A tradição do presente no 2 de fevereiro iniciou com a colônia de pescadores, ligados aos culto aos egunguns, que presenteavam a rainha das águas em agradecimento pela boa pescaria. Iemanjá é fartura e prosperidade", afirma.

Dona Lídia - Jonaire Mendonça - Jonaire Mendonça
A ialorixá Lígia Maria foi de Salvador a Itaparica para agradecer aos orixás
Imagem: Jonaire Mendonça
Restrições por conta da covid-19

Todos os anos são preparados cerca de 70 balaios com flores, perfumes, adereços e presentes para agradar à vaidosa orixá. Este ano, com a redução das atividades por conta da prevenção à covid-19, apenas sete balaios foram depositados no mar. Houve uma preocupação em evitar aglomeração, pois a maioria do cortejo era formada por pessoas idosas.

O ritual foi acompanhado por dezenas de religiosos de outros terreiros da cidade e de Salvador, além da população dos dois municípios que integram a Ilha de Itaparica (Vera Cruz e Itaparica).

Antes do cortejo pelas ladeiras da comunidade do Barro Branco, os religiosos participaram de um ritual no terreiro Agboula, com a chegada das entidades que simbolizam as energias de Iemanjá e Oxum, a deusa das águas doces e da fertilidade.

A yalorixá Lígia Maria Santos, 62 anos de idade e 42 anos na religião dos orixás, veio de Salvador para agradecer aos egunguns uma grande vitória em 2020. "Eu só tenho a agradecer por minha saúde. Eu enfrentei uma doença e me curei graças à fé nos orixás." Era uma das participantes a derramar alfazema nos balaios dos presentes.

Ritual de fé em meio à pandemia

O secretário de Cultura de Itaparica, Jota Veloso, disse que mesmo com todos as preocupações da prefeitura é muito difícil evitar a realização de eventos como esse que, além da tradição cultural, possui um caráter religioso.

"Principalmente neste momento de desespero com o planeta doente, é quando as pessoas religiosas buscam ainda mais o contato com aquilo que traz esperança".

Cortejo leva presente para Iemanjá na Ilha de Itaparica - Jonaire Mendonça - Jonaire Mendonça
Cortejo com presentes da comunidade de Ponta de Areia
Imagem: Jonaire Mendonça

Para hoje está previsto um outro presente em Itaparica, desta vez na comunidade de Amoreiras, quando também será realizado apenas o ritual religioso, sem a parte festiva que costuma envolver a comunidade em música e aglomeração.