Topo

André Santana

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Anitta x Bolsonaro: Batalha nas redes vai engajar adolescentes em eleições?

Anitta alcançou os tops mundiais com o hit Envolver - Reprodução
Anitta alcançou os tops mundiais com o hit Envolver Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

26/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Será que as postagens da Anitta conseguirão "envolver" jovens tão desanimados com a política?

A cantora utilizou o sucesso de engajamento com a sua música Envolver, que conquistou o primeiro lugar entre as mais ouvidas no Spotfy mundial, para convocar os fãs a tirarem o título de eleitor. Crítica de Jair Bolsonaro (PL), com quem já se envolveu em discussões nas redes sociais, Anitta fez um apelo contra a reeleição do presidente.

Projeção feita pelo UOL com base em dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que apenas 15% dos 6 milhões jovens com 16 e 17 anos que estarão aptos a votar em outubro de 2022 providenciaram o título. Para esse grupo, o voto é facultativo.

O chamado tem vindo de vários artistas e famosos, e do próprio TSE, que lançou uma campanha.

A mensagem de Anitta dialoga diretamente com o público de 16 a 24 anos, que apresenta atualmente a maior rejeição a Bolsonaro. Segundo pesquisa Datafolha da última quinta-feira (24), 62% dos entrevistados dessa faixa etária disseram que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum no primeiro turno. A segunda maior rejeição desse público é contra Lula (30%).

Falta de renovação na política desestimula jovens

O descontentamento com o atual governo não é suficiente para estimular o interesse dos mais jovens com as eleições.

A falta de renovação política com a repetição dos mesmos quadros como candidatos e a permanência de velhas práticas na disputa eleitoral desanimam os novos eleitores.

Apesar de contar com maior vantagem ante Bolsonaro entre eleitores de 16 a 24 anos, segundo o Datafolha, Lula terá que atualizar a abordagem de pautas que interessam diretamente às novas gerações, como questões relacionadas a afirmações raciais, de gênero e sexualidade.

Por conta da idade, esse segmento experimentou muito pouco as transformações promovidas nas gestões petistas que garantiram maior presença de grupos historicamente apartados das políticas públicas, através de ações como a ampliação de universidades e escolas federais.

Com a pandemia e a diminuição da convivência em espaços de interação social e de possibilidade de debates políticos, como a sala de aula, a redes sociais se tornaram uma alternativa para a tentativa de engajamento político.

Esse é um ambiente que Bolsonaro ainda obtém relevância, decisiva para a sua eleição em 2018. Com mais de 7 milhões de seguidores no Twitter e quase 20 milhões no Instagram, Bolsonaro continua fazendo das redes sociais o principal palanque de suas ideias.

Resta saber se as ideias do mandatário —cada vez mais retrógradas e conservadoras— serão suficientes para atrair o público jovem após dois anos de pandemia.

Anitta tenta envolver fãs no #ForaBolsonaro

Em suas redes sociais, Anitta trouxe como argumento aos jovens, para tirar o título de eleitor, a possibilidade de impedir a reeleição de Bolsonaro.

"Mulheres, homens, jovens, adolescentes, vai tirar esse título de eleitor, pior taxa da história de quem vai tirar o título, vambora, (...) vamos lá pela amor de Deus, gente, mudar esse presidente, vamos tirar esse título."
Anitta, em seu perfil no Instagram

No Twitter, onde reúne mais de 16 milhões de seguidores, Anitta fez uma postagem em tom de ameaça. "Então agora é isso hein... me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16, eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor."

Ela também cobrou que o mesmo engajamento que os fãs estão tendo agora para promover a música Envolver se repita nas próximas eleições.

"Meu Deussssss. Quero esse mesmo empenho pra tirar o Bolsonaro hein Brasiiiilll."
Anitta, em seu perfil no Twitter

Anitta faz a parte dela

Entre memes e dancinhas, os jovens estão sendo atualizados sobre a situação crítica do país.

A própria Anitta já utilizou suas redes para abordar assuntos urgentes, como questões ambientais e combate ao feminicídio, além de promover lives com a advogada Gabriela Prioli para esclarecer conceitos básicos de política e democracia.

Post de Anitta no Twitter pede empenho para a saída de Bolsonaro - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Agora é aguardar para saber até onde vai o poder de convencimento junto aos fãs da artista pop brasileira de maior reconhecimento internacional da atualidade.

A democracia espera por esse envolvimento.

O título de eleitor é obtido gratuitamente e pode ser solicitado presencialmente ou pela internet, no portal do TSE. O prazo para a solicitação do título para as eleições deste ano acaba em 4 de maio. Essa também é a data-limite para a regularização daqueles que tiveram os títulos suspensos ou cancelados.