Andreza Matais

Andreza Matais

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Nove dias após ser indiciado, ministro irá anunciar obras ao lado de Lula

Nove dias depois de a Polícia Federal indiciar o ministro Juscelino Filho (Comunicações) por suspeita de envolvimento em esquema de corrupção, ele postou uma foto nas redes sociais para anunciar uma agenda ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Maranhão, reduto eleitoral do ministro.

Na foto, Juscelino e Lula estão abraçados e o anúncio informa que o "presidente Lula e ministro Juscelino Filho em São Luís (MA)". A agenda inclui, segundo o post do ministro, "anúncio de obras e ações do governo federal em vários setores".

Juscelino não é o único ministro do Maranhão na equipe de Lula. André Fufuca, dos Esportes, e Sônia Guajajara (Povos Originários do Brasil) também têm base eleitoral no Estado. Ele é filiado ao PP, partido presidido por um dos maiores opositores do governo, o senador Ciro Nogueira (PI). O ministro também estará na agenda, como informou nas suas redes sociais. A caravana do presidente deve incluir sete ministros.

Desde que voltou de agenda no exterior, o presidente Lula ainda não conversou com Juscelino sobre o indiciamento. A conclusão da PF saiu quando Lula estava em Genebra em missão oficial. Na ocasião, o presidente disse aos jornalistas que o ministro "tem o direito de provar que é inocente" e anunciou que o chamaria para "tomar uma decisão" quando retornasse ao Brasil. A conversa ainda não ocorreu.

O ministro é acusado de integrar uma organização criminosa que, segundo a PF, atuou para desviar recursos por meio da Codevasf (Companhia Nacional de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) direcionados para a construção de uma estrada que beneficia apenas as fazendas do ministro e de sua família. O caso foi revelado pelo Estadão.

Conforme mostrou o UOL, o grupo do ministro segue controlando cargos na empresa no Maranhão.

Juscelino tem negado qualquer envolvimento no esquema.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes