Andreza Matais

Andreza Matais

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Moraes manda afastar irmão, cunhada e sogra do sobrinho do governador do MA

O ministro Alexandre de Moraes (Supremo) determinou o afastamento dos cargos do irmão, da cunhada e da sogra de um sobrinho do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). Com isso, já são oito os parentes do governador afastados pelo Supremo.

Moraes entendeu que houve nepotismo cruzado nas nomeações, o que é proibido por uma decisão do tribunal, a súmula vinculante 13.
Os três ocupavam cargos na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Marcus Barbosa Brandão, irmão do governador, é o diretor de Relações Institucionais; Camila Correia Lima de Mesquita Moura, a cunhada, diretora Legislativa; e Jacqueline Barros Heluy, a sogra, diretora de Comunicação Social. O afastamento inclui a suspensão de salários e benefícios.

Em troca das nomeações, Brandão teria nomeado parentes de deputados no governo. O ministro pediu à Assembleia que informe se há parentes de parlamentares em cargos de chefia no Executivo estadual.

Em outubro, Moraes já havia afastado outros cinco parentes do governador, incluindo sobrinhos, cunhada e concunhados. A ação foi movida pelo Solidariedade, que elencou 14 supostos casos de nepotismo de Brandão.

A coluna procurou o governador e aguarda um posicionamento.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.